Centro Espacial John F. Kennedy

Mestrado em História (UFJF, 2013)
Graduação em História (UFJF, 2010)

Centro Espacial John F. Kennedy é o porto espacial utilizado pela NASA para lançamento de foguetes.

Logo após a Segunda Guerra Mundial, teve início um novo confronto internacional, porém com características bem particulares. A Guerra Fria polarizou o mundo entre seguidores do capitalismo e os seguidores do socialismo. O primeiro grupo era liderado pelos Estados Unidos e o segundo pela União Soviética, ambos vencedores do nazismo no conflito encerrado em 1945. Como as principais representações de cada lado eram poderosas o bastante para causar muitos estragos no inimigo e na humanidade, travou-se um conflito especialmente no campo ideológico, buscando demonstrar a superioridade de cada sistema político-social. Uma das principais características dessa disputa era a corrida espacial, na qual os envolvidos corriam para desvendar e conquistar mais rápido o universo. Nesse contexto, os Estados Unidos construíram na região do Cabo Canaveral, em 1949, uma área de testes de mísseis. A localização era ideal, pois estava próxima da linha do Equador e permitia uma base de lançamentos voltada para o Oceano Atlântico. No mesmo ano foi realizado o primeiro voo sub-orbital. Em 1951, foi estabelecido o Centro de Testes de Mísseis da Força Aérea e a primeira tentativa de colocar em órbita um satélite foi em 1957, resultando em uma catastrófica explosão. Só no ano seguinte que foi fundada a agência de Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço, popularmente conhecida como NASA, que, gradativamente, foi transformando o Cabo Canaveral em seu local principal de lançamentos.

Na década de 1960, a NASA anunciou o programa de exploração lunar e comprou um terreno de 340 km², que foi nomeado como Centro de Operações de Lançamento, em 1962. No entanto, devido ao grande entusiasmo do presidente John F. Kennedy e devido aos investimentos que fez no programa espacial, o político se destacou no tema. Mas ele foi assassinado e não pode ver muitas das conquistas estadunidenses na corrida espacial. Em sua homenagem, o Centro de Operações de Lançamento foi renomeado em 1963 e passou a ser chamado de Centro Espacial John F. Kennedy. A própria região em torno do Cabo Canaveral também foi renomeada para Cabo Kennedy, todavia esta mudança não fez sucesso entre os habitantes e a região retomou seu nome anterior em 1973.

O Centro Espacial John F Kennedy está localizado entre Miami e Jacksonville, na Ilha Merritt. Sedia-se em uma extensão de 55 Km de comprimento por 10 Km de largura, resultando em 567 Km². Atualmente, cerca de 17 mil pessoas trabalham no centro, que possui duas bases de lançamento e uma área industrial. O Centro Espacial John F. Kennedy foi responsável por várias conquistas espaciais dos Estados Unidos no século XX. De lá partiu a tecnologia e os programas de orbitar a Terra, de lançamento de satélites e de exploração lunar. A corrente missão de exploração de Marte também é fruto das pesquisas e inovações produzidas no Cabo Canaveral.

O Centro Espacial John F. Kennedy conta com um centro de visitantes e de passeios públicos, pois se tornou uma das principais atrações turísticas da Flórida. Além disso, preserva a natureza em volta ao utilizar apenas 9% do terreno.

Fontes:
http://www.nasa.gov/centers/kennedy/home/index.html
http://www.kennedyspacecenter.com/

Arquivado em: Exploração Espacial