Energéticos

Por Gabriella Porto
Categorias: Bebidas
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Os energéticos são bebidas não-alcóolicas que estimulam o metabolismo humano fornecendo a energia a quem bebe através da ingestão de taurina.

As bebidas energéticas têm em sua composição basicamente taurina e cafeína. Algumas contêm guaraná, e todas contém inositol e glucoronolactona. Não foi encontrado em nenhum dos produtos do mercado, até então, componentes considerados droga ou com qualquer poder de alteração da consiciência, como álcool.

O principal ingrediente ativo das bebidas energéticas é a taurina, que é um ácido 2-aminoetanosulfónico, orgânico, que contém enxofre, e é naturalmente originário na bílis. A taurina é um dos aminoácidos não-essenciais mais abundantes no organismo humano, encontrado especialmente no sistema nervoso central, nos músculos esqueléticos, no coração e no cérebro. A taurina atua como emulsionante dos lípidos, no intestino delgado e também funciona como transmissor metabólico fortalecendo as contrações cardíacas.

Os energéticos desintoxicam o organismo humano, e podem facilitar a eliminação de substâncias excedentes do corpo pelo fígado. A taurina não é incorporada em enzimas e proteínas, mas ajuda no metabolismo dos ácidos da bílis.

Não é recomendável o consumo com bebida alcoólica, nem o consumo por crianças, gestantes, idosos e portadores de enfermidades.

O consumo do energético simultâneo ao consumo de bebida alcoólica é muito perigoso, pois o energético tende a suavizar a sensação de embriaguez na pessoa, fazendo-a se sentir capaz de dirigir, mesmo tendo suas habilidades motoras comprometidas. E, além disso, a cafeína contida nestes produtos, aliada ao álcool, pode acelerar a morte de células cerebrais, podendo aumentar o risco de doenças como o mal de Parkinson ou o mal de Alzheimer.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!