Papa Bento XI

Mestrado em História (UFJF, 2013)
Graduação em História (UFJF, 2010)

Bento XI foi o 194º papa da Igreja Católica, entre 1303 e 1304.

Nascido na cidade italiana de Treviso no ano 1240, Nicola Boccasini começou cedo sua vida religiosa. Já aos 14 anos de idade entrou para a Ordem dos Pregadores em sua cidade natal. Logo em seguida, deu continuidade aos estudos em Veneza e Milão. Concluída sua fase inicial de aprendizado religioso, Nicola se tornou Provincial da Lombardia, em 1286, e foi o exercício da função que demonstrou sua boa capacidade de administrar relações diplomáticas. Em função de seus esforços, demonstrou ter capacidade suficiente para pacificar o norte da Itália, que havia passado por graves problemas entre os religiosos principalmente de Parma. Sua competência o elegeu para o cargo mais uma vez em 1293 e, três anos depois, tornou-se Mestre Geral da Ordem dos Pregadores, em Estrasburgo.

Nicola Boccasini possuía realmente o dom para boas administrações e boas relações diplomáticas. Conseguiu ornamentar ricamente as igrejas da Ordem dos Pregadores. Assim, suas habilidades não tardaram para serem reconhecidas pelo papa Bonifácio VIII, que o convocou para ser um colaborador próximo. Isto também ajudou para sua nomeação como Cardeal de Santa Sabina, em 1298, e ser investido arcebispo de Ostia e de Velletri. Fazendo parte da alta cúpula da Igreja Católica, participou de diversas missões diplomáticas e foi responsável por solucionar uma questão político-religiosa que se arrastava por anos entre Roma e a França.

Em um episódio de grande violência, o rei da França, da família Colonna, ordenou a prisão e o espancamento do papa Bonifácio VIII. Este passou alguns dias na prisão e não resistiu aos ferimentos, falecendo em 11 de outubro de 1303. Rapidamente um conclave foi convocado e 11 dias depois Nicola Boccasini seria eleito para o supremo pontificado, assumindo o nome de Bento XI.

O papa Bento XI iniciou seu pontificado investindo na paz, em busca de mais um sucesso diplomático. Tenta estabelecer um ambiente tranquilo com a família Colonna, mas esta recusa as propostas e o povo também se levanta em revoltas contra toda a situação. A ocasião de extrema instabilidade força o papa a fugir de Roma, buscando abrigo em Perugia. Na nova sede papal, Perugia, o papa Bento XI continuou trabalhando pela solução de problemas diplomáticos no restante da Europa e obteve sucesso em várias questões. Porém seu pontificado foi muito efêmero. Repentinamente o papa adoeceu no dia 29 de julho de 1304 e faleceu apenas nove dias depois. A instabilidade política da época deixou a dúvida sobre um possível envenenamento. O pontificado de menos de um ano foi sucedido por Clemente V. Bento XI foi declarado beato no século XVIII, em 1736, pelo papa Clemente XII.

Fontes:
DUFFY, Eamon. Santos e Pecadores: história dos Papas. São Paulo: Cosac & Naify, 1998.
http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/PPBent11.html

Arquivado em: Biografias