Perugia

Comuna da Itália e capital da Úmbria, Perugia localiza-se em área próxima ao rio Tibre. Também conhecida como Perúsia, conta com aproximadamente 158.313 habitantes e é a capital da província de Perugia. Sua extensão territorial é de 449 quilômetros quadrados e a densidade da população é de 352.59 habitantes por quilômetro quadrado.

perugiaPerugia faz fronteira com as seguintes regiões: Valfabbrica, Umbertide, Torgiano, Piegaro, Panicale, Marsciano, Magione, Gubbio, Deruta, Corciano, Bastia Umbra e Assisi. O famoso pintor Perugino, que na verdade se chamava Pietro Vannucci, foi apelidado em homenagem a Perugia, local onde nasceu, trabalhou e passou grande parte de sua vida. Outro pintor renomado que viveu em Perugia foi Pinturicchio.

O primeiro nome da cidade foi Perusia, uma das 12 áreas confederadas pertencentes à Etrúria. A primeira menção ao território ocorreu na guerra de 309 a.C. ou 310 d.C., que envolveu os romanos e os etruscos. Perusia foi, no entanto, uma região de grande importância na rebelião de 295 e foi reduzida por Arezzo e Vulsinii a uma região pacífica no ano posterior. Nos anos de 205 e 216, Perusia amparou Roma durante a guerra contra Aníbal. Porém, voltou a ser negligenciada e refugiou Lúcio Antônio entre os anos de 40 e 41 a.C. Após ser cercada por  César Augusto, Perugia foi novamente reduzida. Então a cidade foi incendiada, exceto a área onde se localizavam os tempos de Juno e Vulcano.

Historicamente, não há muitos registros sobre Perugia até o final da primeira parte do século VI, quando foi novamente cercada por Totila. Durante o período lombardo foi considerada uma das cidades importantes da Tuscia. Já no século IX, após aceitação de Carlos Magno (O Piedoso), permaneceu com o papado e foi uma cidade autônoma por várias gerações em que guerreou com áreas próximas como Arezzo, Todi, Spoleto, Assisi e Foligno.

Em diversos momentos, o papado foi acolhido dentro do território de Perugia, que foi utilizado para a eleição de Honório II no conclave de 1124, Honório IV em 1285, Celestino V em 1294 e Clemente V em 1305. Porém, após este período, Perugia não se demonstrou interessada em continuar sendo subserviente aos interesses do papado.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Per%C3%BAgia
http://www.initalytoday.com/pt/umbria/perugia/
http://goitaly.about.com/od/moreitaliancities/p/perugia.htm
Mapa: http://www.pg.infn.it/plhc2011/tourist_information.htm

Arquivado em: Itália