Papa Leão II

Mestrado em História (UFJF, 2013)
Graduação em História (UFJF, 2010)

Leão II foi o 80º papa da história da Igreja Católica.

Nascido na Sicília, Itália, no ano 611, Leão era um homem de múltiplos conhecimentos. Fontes e relatos históricos dizem que ele era atlético, eloquente, instruído nas escrituras sagradas, bom conhecedor das línguas grega e latina, perito em cantos e salmos, mestre de ciências, elegante nas palavras e no estilo, atencioso com os pobres e dedicado a socorros espirituais e temporais. Ele viveu em um momento em que o Império Romano enfrentava crises que o levariam a ruína. Os romanos não eram capazes mais administrar todo o território que haviam conquistado, deter as invasões dos povos ditos bárbaros e progredia a escassez de escravos. Por sua vez, a Igreja Católica já havia se constituído como instituição religiosa de diversos poderes, a ponto de ocupar a lacuna deixada pelo Império Romano.

Com o falecimento do Papa Agatão, Leão foi eleito para ser seu sucessor no dia 17 de agosto de 682. O Papa Leão II permaneceria muito pouco tempo a frente da Igreja Católica, mas, ainda assim, sua atuação seria marcante o suficiente para ser considerado santo anos mais tarde. Uma das decisões mais importantes de seu papado foi a condenação do Papa Honório I, acusado de heresia em função de sua postura duvidosa sobre o monotelismo, uma doutrina condenada à época por defender que havia uma única vontade em Jesus Cristo. Por outro lado, Leão II foi benevolente e acolheu fraternalmente muitos hereges arrependidos.

Sobre as tradições católicas, o Papa Leão II ordenou a restauração da Igreja de Santa Bibiana e explorou com especial atenção o culto aos mártires São Sebastião e São Jorge.

O Papa Leão II faleceu no dia três de julho de 683, encerrando um curto período de aproximadamente dez meses de papado. Anos mais tarde, ele se tornaria um dos santos da Igreja Católica. Seu sucessor foi o Papa Bento II.

Fontes:
DUFFY, Eamon. Santos e Pecadores: história dos Papas. São Paulo: Cosac & Naify, 1998.
FISCHER-WOLLPERT, Rudolf. Os Papas e o Papado. Petrópolis: Editora Vozes.

Arquivado em: Biografias