Tom Sawyer

Tom Sawyer é um dos mais importantes personagens da literatura norteamericana. Criado pelo escritor Mark Twain, é encontrado nas seguintes obras do autor: “Tom Sawyer, Detective”, "As Viagens de Tom Sawyer” e “As Aventuras de Tom Sawyer”. O personagem de Twain, autor considerado o pai da literatura moderna nos Estados Unidos, é um garoto que vive na sociedade sulista do país na época em que ainda predominava o sistema da escravidão.

Tom Sawyer é criado por Polly, sua tia, e vive junto com a prima Mary e o irmão Sidney. Ambos moram em um pequeno povoado às margens do Mississipi, o segundo mais longo rio dos Estados Unidos. As histórias são sempre sobre as aventuras e descobertas de Tom Sawyer e Huckleberry Finn, seu amigo de jornadas.

Entre os personagens que permeiam os mundos criados por Mark Twain nas histórias de Tom Sawyer, os de maior destaque são: Jhonny Billy, Ben Rogers, Muff Potter, Mary, Sidney Sheldon, Espanhol Surdo-Mudo, Injun Joe, Huck Finn, Joe Harper, Becky Tatcher e Tia Polly.

O personagem exerceu grande influência na cultura dos E.U.A. no século XX. Desta forma, são encontradas diversas citações a seu nome em campos que vão da música às histórias em quadrinhos. No segmento musical, o nome de Tom Sawyer batizou o nome de uma música da banda canadense de rock progressivo Rush e uma composição do grupo americano Mindless Self Indulgence.

No cinema, o personagem é citados nos seguintes filmes: “A Liga Extraordinária”, “A Felicidade não se Compra” e Minority Report – A Nova Lei”. Nos seriados, são encontradas citações em “Lost”, série de TV em que um personagem chama-se Sawyer. Outro programa inspirado pelo garoto aventureiro foi a série CHUCK, onde o nome Tom Sawyer é utilizado como código para que uma bomba seja desarmada. No desenho “Os Padrinhos Mágicos”, Sawyer é o vilão em um dos episódios.

Na literatura, o personagem criado por Mark Twain é citado no livro de Umberto Eco, “A Misteriosa Chama da Rainha Loanna”. Já nos quadrinhos, Tom Sawyer  é citado pelo corvo Matthew no 10º volume da série Sandman – Despertar.

Fontes:
TWAIN, Mark. As Aventuras de Tom Sawyer. Editora Ediouro, 2006.
http://www.lpm-editores.com.br/site/default.asp?Template=../livros/layout_produto.asp&CategoriaID=616211&ID=937074
http://en.wikipedia.org/wiki/Tom_Sawyer
http://www.sfmuseum.net/hist10/sawyer.html

Arquivado em: Biografias