Yuri Gagarin

Mestre em Astronomia (Observatório Nacional, 2016)
Graduado em Física (UFRPE, 2014)

Filho de pais camponeses, nascido em 9 de março de 1934 em uma fazenda em Kluchino, distrito de Gjatski (atual Gagárin), Yuri Gagarin (1934-1968) foi um cosmonauta da antiga União Soviética e também o primeiro homem a ir ao espaço e viajar na orbita da Terra. Durante sua juventude, entrou no curso técnico de moldador, chegando a estagiar no setor metalúrgico como fundidor. Todavia, possuindo interesse pela aviação, decidiu se filiar em um aeroclube local e aprender a pilotar aviões de pequeno porte.

Yuri Gagarin (1963). Foto: Khalip / Яков Халип / RIA Novosti Archive

Em 1955, tendo concluído o seu curso técnico, foi para Escola de Pilotos de Orenburg aonde foi capacitado à pilotar aviões militares. Após finalizar sua formação de piloto, foi enviado para base aérea de Luostari, em Oblast de Murmansk, vindo obter no dia 05 de novembro de 1957 a patente de tenente e, no ano seguinte, de tenente sênior da Força Aérea Soviética.

Já no ano de 1960, Yuri Gagarin, juntamente a outros 20 pilotos, foi selecionado para integrar o Programa Espacial Soviético. Devido ao seu bom desempenho nos treinamentos físico e psicológico e a sua estatura de 1,57 m de altura (que o favorecia, já que o espaço no interior da nave espacial soviética era limitado), Gagarin foi escolhido para ser o primeiro homem a ir ao espaço.

O lançamento da nave Vostok I, que media 4,4 metros de comprimento, 2,4 metros de diâmetro e pesava 4.725 quilos, ocorreu no centro espacial de Baikonur e a viagem em torno da Terra durou cerca de 1 hora e 29 minutos. Do espaço, enquanto observava a Terra, Gagarin pronunciou a histórica frase: “A Terra é azul”.

Ao retornar a superfície, o piloto foi presenteado por Lenin com uma medalha de honra, além de ter recebido o título de major. A partir daí, passou a treinar aspirantes a cosmonauta. Alguns anos depois, foi desligado do programa aeroespacial e transferido para um centro de testes de aeronaves, tendo no dia 27 de março de 1968, durante um voo de rotina na região de Kirjatch, sofrido um acidente que o levou a falecer junto com seu instrutor de voo.

Para se entender a relevância de Yuri Gagarin em seu tempo, é necessário contextualizar o cenário que antecedeu sua época, o que nos levaria ao início da corrida espacial entre Estados Unidos e a ex-União Soviética. Ambas as nações, haviam saído da Segunda Guerra como grandes potências mundiais e disputavam a influência política dos demais países, principalmente, através dos seus avanços tecnológicos. Para tanto, Estados Unidos e a ex-União Soviética se apoiaram no desenvolvimento bélico e tecnológico alemão do período entre guerras, recrutando cientistas do exército nazista para suas respectivas equipes.

A referida corrida espacial teve sua largada iniciada em janeiro de 1957, quando os soviéticos lançaram ao espaço o Sputnik I, primeiro satélite artificial da história e, oito meses depois, um modulo espacial com a cadela Laika, o primeiro ser vivo no espaço. Os norte-americanos responderam em Janeiro de 1958, enviando o seu primeiro satélite, o Explorer I. No entanto, a antiga União Soviética ainda lançaria em setembro de 1959, a Lunar II, primeira sonda lunar.

Nesse sentido, a viagem ao espaço realizada por Yuri Gagarin em janeiro de 1961 representava um símbolo da superioridade tecnológica dos soviéticos sobre os norte- americanos até aquele momento, a ponto do então presidente John Kennedy (1917-1963) realizar um discurso de cumprimentos à União Soviética e, em seguida, solicitar a equipe de Von Braun (recrutado pelo serviço americano), o feito de levar o homem à Lua e trazê-lo de volta, fato concretizado somente em 1969 com Neil Armstrong (1930-2012) e sua tripulação.

Bibliografia:

FRAZÃO, DILVA. Yuri Gagarin. https://www.ebiografia.com/iuri_gagarin/. Acessado em 13 de novembro de 2019.

ZORZETTO, RICARDO. Da guerra ao espaço. 2019. https://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2019/06/024-027_CAPA_Lua-3_280.pdf. Acessado em 13 de novembro de 2019.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Iuri_Gagarin. Acessado em 13 de novembro de 2019.

Arquivado em: Biografias