Cadeia alimentar

Por Yara Laiz Souza
Categorias: Ecologia
Faça os exercícios!
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Os organismos na natureza precisam obter energia de diversas formas. A cadeia alimentar é uma sequência que liga organismos através das relações de alimentação. Essa cadeia é formada por produtores, consumidores e decompositores.

Níveis tróficos

Os níveis tróficos são a ordem em que as cadeias alimentares são organizadas:

Ao longo de toda essa cadeia, há trocas de matéria e energia. Essa troca ocorre sempre dos produtores primários (autotróficos) para os consumidores (seres heterótrofos) tendo os nutrientes reciclados pelos decompositores fazendo com que o ecossistema em questão sempre tenha uma nova remessa de nutrientes; o ciclo da matéria sempre termina com a ação dos decompositores.

Num ecossistema, a fonte de energia para os seres vivos heterótrofos são os seres autotróficos que utilizam como fonte de energia a luz do Sol, por meio da fotossíntese. Cadeias alimentares conectadas formam as teias alimentares.

Nos ecossistemas aquáticos, as algas microscópicas representam os produtores primários. Zooplânctons alimentam-se dessas algas, ganhando a classificação de consumidor primário. Os peixes são os consumidores secundários pois alimentam-se diretamente dos zooplânctons. Além disso, também há a classificação de consumidor terciário que incluem o homem e animais maiores como tubarões e baleias.

A cadeia alimentar também inclui substâncias que, em grande quantidade, podem se mostrar bastante tóxicas e nocivas a muitos organismos. Conforme o tamanho dos níveis tróficos, a quantidade desses elementos como mercúrio e chumbo pode aumentar causando intoxicação de várias magnitudes. Este processo é conhecido como bioacumulação ou magnificação trófica.

 

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!