Cianobacterias

Cyanobacteria é um filo, pertencente ao domínio Bacteria. Seus representantes são as algas azuis ou cianobacterias, autotróficos, sendo a fotossíntese seu principal meio de aquisição de alimentos. São organismos que não podem ser denominados como bactérias ou como algas, especificamente, já que não são nem uma coisa nem outra. São simplesmente cianobacterias. Esta confusão de nomes e definição é bem comum.

cianobacteriasEsses seres reproduzem-se por bipartição, estão presentes no mundo aquático doce e também no marinho, além do solo úmido, ambientes congelados ou folhagens nas matas e florestas. São dotadas de bainha (mucilagem) que as protegem contra dessecação. Como vimos, as cianobacterias são ecléticas quando o assunto é “onde” vivem. Uma curiosidade preocupante é que se estiverem em água possivelmente causarão um efeito odorífero e paladar desagradáveis. E isto acontece por causa das toxinas que elas liberam e nem os meios mais eficazes de descontaminação aquática conseguem limpar a água. É preocupante porque essas toxinas podem ser do tipo hepatotoxina (afeta o fígado diretamente) ou neurotoxina (atinge o sistema neurológico).

Existem algumas espécies de cianobacterias que formam células diferentes: heterocistos (fixa nitrogênio) e acinetos (armazena substâncias de reserva). A estrutura da parede celular de todas as cianobacterias é: uma camada citoplasmática fina externa à membrana plasmática; uma outra camada rígida composta de mureína; duas camadas polissacarídicas e algumas vezes pode estar presente também uma camada espessamente gelatinosa.

Vale destacar a importância ecológica das cianobacterias: produção de oxigênio. Muitos cientistas acreditam que foram elas que infestaram a atmosfera com oxigênio.

Bibliografia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cyanobacteria
http://www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng_bioq/trabalhos_pos2004/microorganismos/CIANOBACTERIAS.html
http://www.aquahobby.com/articles/b_ciano.php

Arquivado em: Reino Monera