Valvulopatias Tricúspides

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição:


Ouça este artigo:

As patologias existentes nas válvulas tricúspides, que comunicam o átrio e o ventrículo direitos, podem ser de dois tipos:

  • No caso da estenose da tricúspide, não há a abertura completa desta, o que causa a hipertrofia do átrio direito, objetivando bombear o sangue para o ventrículo direito.
  • Quando se trata da insuficiência da válvula tricúspide, nos casos de fechamento valvular comprometido, parte do sangue bombeado para o ventrículo direito volta para o átrio direito, acumulando-se nesta cavidade, resultando na sua dilatação.

Alterações na válvula tricúspide habitualmente não aparecem naturalmente, pois suas causas mais comuns são: febre reumática, miocardiopatia, endocardite, doença coronária e até as valvulopatias aórticas e mitrais. A única causa de patologia da tricúspide pura é a hipertensão arterial pulmonar, onde as manifestações são mais específicas.

Comumente, este tipo de valvulopatia evolui sem apresentar sintomatologia alguma durante muitos anos, até surgirem manifestações clínicas próprias da insuficiência cardíaca direita. Em outras palavras, aumento de peso sem causa aparente, o edema ou inchaço das pernas, dor abdominal, fadiga e debilidade muscular. De qualquer modo, como é comum a presença simultânea de valvulopatias da câmara cardíaca esquerda, também é comum a presença de determinados sintomas e complicações, como dispnéia, palpitações e angina de peito.

A terapêutica adotada neste caso é similar a terapêutica adotada nos outros tipos de valvulopatias (mitral e aórtica), na qual se deve reduzir o nível de sal da dieta, utilizar certos medicamentos como digitálicos, diuréticos, antiarrítmicos, e nos casos mais graves, submeter o paciente ao tratamento cirúrgico, substituindo a válvula por uma prótese, ou então, reparando a válvula, quando possível.

Fontes:
http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=120
http://www.manualmerck.net/?id=45
https://web.archive.org/web/20140823160320/http://www.imcc-cardio.com.br:80/site2010/suasaude.php?cntId=58

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: