Liga Latina

Mestrado em História (UFJF, 2013)
Graduação em História (UFJF, 2010)

A Liga Latina reuniu aldeias e tribos em volta da antiga Roma.

Antes de Roma se constituir como um dos maiores impérios da história da humanidade, a região da península itálica era formada por diversas tribos e aldeias que reuniam pequenos grupos de pessoas e possuíam relacionamentos instáveis. Pior do que as disputas travadas na própria região eram as ameaças sofridas com ataques de tribos provenientes de localidades mais distantes que se deslocavam e atacavam em busca de recursos e domínio de território. Em função dessas ameaças, a cidade de Alba Longa liderou a formação de uma liga que protegesse as cidades da região de invasores.

Os problemas com invasores eram constantes e, por isso, cerca de 30 tribos e aldeias latinas se reuniram em torno da ideia apresentada pela cidade de Alba Longa no século VII a.C. para estruturar uma defesa da região e de sua autonomia. Embora não tenha sido cunhado um termo específico para essa união e pacto de cooperação mútua, os historiadores modernos classificaram a união como Liga Latina.

A Liga Latina foi um importante fator de defesa da região durante séculos. No decorrer do século VI a.C., por exemplo, os etruscos tentaram estabelecer o domínio sobre as cidades latinas, focalizando o ataque na cidade de Ariccia. Foi justamente a Liga Latina que evitou a invasão. A organização foi tão importante que a nascente República Romana impôs uma aliança no ano 493 a.C. Pelo tratado, a Liga Latina e Roma compartilhariam a pilhagem de suas conquistas militares, mas as campanhas conjuntas seriam lideradas por generais romanos. O pacto permitiu que Roma superasse ataque de tribos nômades e de povos que seriam chamados de bárbaros.

A importância e poderio de Roma cresceram gradativamente e isto se refletiu diretamente na aliança formada com a Liga Latina. Aos poucos, Roma foi dominando o tratado até estabelecer formalmente sua liderança e supremacia com um novo tratado em 358 a.C.. O acúmulo de opressão romana não agradou às cidades que formavam a Liga Latina, já exploradas por décadas. A tensão chegou às vias de fato no ano 343 a.C., quando estabeleceu-se um conflito conhecido como Guerra Latina. Após cinco anos de combates, Roma sagrou-se vitoriosa e a Liga Latina foi dissolvida. Daquele momento em diante, as cidades foram dominadas pelos romanos e nelas foram estabelecidas colônias de cidadãos de Roma para dirigi-las.

Fontes:
ROLDÁN, José Manuel. Historia de Roma. Madrid: Ediciones Cátedra, 1987.
http://es.wikipedia.org/wiki/Liga_Latina

Arquivado em: Civilização Romana