Etruscos

Os Etruscos são povos que viveram na região da Península Itálica. O período exato em que houve a ocupação não se sabe, mas acreditam que ela ocorreu por volta dos anos de 1200 a 700 a.C. A região cuja qual eles habitavam equivale o que é hoje a Toscana, com partes no Lácio e Umbria, na Itália.

Nos tempos mais antigos, o historiador Heródoto, acreditava que os etruscos eram originários da Asia, da região da Lídia, e teriam chegado a península por volta do século XIII a.C. Heródoto acredita nisso devido a costumes religiosos e culturais Etruscas serem um pouco parecida com alguns costumes de alguns povos orientais. Uma outra teoria tenta esclarecer esse mistério, tal é nomeada “autóctone” e foi elaborada por Dionísio Halicarnasso e está exposta em seu livro “Antiguidades Romanas” baseado no fato de que no mundo antigo não havia nenhuma civilização semelhante à Etrusca, e o linguajar do povo é bem mais latino que o oriental, ou seja, os Estruscos não vieram desenvolvidos de outra região, seu desenvolvimento se deu na própria região (península itálica). Hoje os pesquisadores acreditam o que havia mesmo era uma “cultura comum etrusca” onde as diversas cidades tinham costumes, idioma, e religião comuns, porém não havia uma unidade.

A sua língua usada tinha um alfabeto muito parecido com o grego, porém era diferente de todas as outras de povos que ali habitavam, e até hoje não foram decifradas. Já a sua religião era bem diferente da grega e também da romana.

A região da Etrúria (região habitada pelos Etruscos), era formada por doze cidades-estados: Volterra, Fiesole, Arezzo,Cortona, Perugia, Chiusi, Todi, Orvieto, Veio, Tarquinia, Fescênia e etc. Muito dessas cidades tiveram uma grande influência sobre os Romanos, podemos perceber isso no cargo máximo de Roma. Os últimos três reis de Roma, antes da Republica em 509 a.C, eram Etruscos.

Quando os gregos começaram com sua aventura de expansão comercial e colonizadora no inicio do século VIII a.C nas costas do mediterrâneo, onde hoje é a Itália, região que até então era considerada bárbara, espantaram-se com tamanho desenvolvimento, e principalmente com a pirataria que eles praticavam. Os gregos chamaram esse povo de tirreno, e assim que os etruscos ficaram conhecido durante toda a antiguidade. Naquela época eles ainda não tinham escrita, possuíam uma arte bastante rudimentar e viviam em aldeias, mas rapidamente foram se desenvolvendo e expandindo seus territórios até conquistar Roma. Rivalizaram também com os Gregos, Romanos e Cartagineses o poder sobre o comércio no Mediterrâneo.

Leia também:

Fontes:
http://www.historiazine.com/2010/09/os-etruscos.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Etruscos
http://super.abril.com.br/superarquivo/1993/conteudo_113887.shtml
http://theitalywiki.com/index.php/Etruria