Lácio

Situado na região central da Itália, o Lácio apresenta uma população de 5 milhões de habitantes, conta com um território de 17.203 quilômetros quadrados e tem Roma como capital. Ao norte, tem uma área limítrofe com a Úmbria e a Toscana, ao oeste faz limite com o mar Tirreno, ao sul com a Campânia e, pelo lado leste, com regiões de Molise, Abruzzo e Marche. Os principais rios são o Garigliano e o Tibre.

mapa lacioO território do Lácio compreende a região dos Apeninos, que forma a coluna dorsal da Itália; e vai até o mar Tirreno. Em um primeiro momento, o nome do Lácio era Latium. Isso ocorreu devido à descendência que os romanos têm dos latinos. Além disso, naquele período, o latim era a língua oficial do Império Romano, que a difundiu nos territórios dominados.

Durante o século VIII a.C., Roma teve sua fundação no território do Lácio, o que conferiu uma vasta importância histórica à região. Entre outros aspectos, o nome do território foi utilizado para batizar um dos mais tradicionais clubes de futebol do país, a SS Lazio.

A história do Lácio remete à época em que a área era habitada por várias populações. Tais povos não tinham ascendência indo-europeia. Do ponto de vista político e cultural, o Lácio teve forte dominação etrusca. Apesar disso, era dividido entre uma infinidade de culturas locais. As relações comerciais com os fenícios e os gregos foram de forte influência cultural para os etruscos, que acabaram empregando seu alfabeto e outros aspectos culturais.

Da mesma forma que populações tribais mais tardias de origem indo-europeia movimentavam-se direcionados à Grécia, outros povos com tinham proximidade de parentesco invadiram outros locais, inclusive o território que viria a ser a Itália. Um dos povos que estava neste processo era os latinos, estabelecidos no Lácio. No começo, por serem novatos, foram considerados uma subclasse pelos habitantes das cidades-estados da região.

Após se estabelecerem no Lácio, lutaram unidos contra os samnitas e os etruscos, dominando parte do território em uma sequência de conflitos que viria a terminar em 338 a.C., quando dominaram Roma e as demais localidades. Após muitas décadas, a região do Lácio é considerada de grande importância para a religião, a arquitetura, as artes e a história, sendo um patrimônio cultural da humanidade.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%A1cio
http://www.infopedia.pt/$lacio
Mapa: http://www.informagiovani-italia.com/mapa_lacio.htm

Arquivado em: Itália