Muralha de Adriano

Mestrado em História (UFJF, 2013)
Graduação em História (UFJF, 2010)

A Muralha de Adriano foi uma fortificação construída para dar proteção ao Império Romano.

Desde sua fundação, Roma sempre foi provida de grandiosidade que a caracterizou como uma grande civilização. E como tal, uma marca muito peculiar dos romanos foi a expansão territorial que levou a formação do famoso Império Romano. Muitos territórios foram conquistados pelos romanos, e também muitos povos, acarretando no grande crescimento de Roma. Toda essa grande área para se controlar acarretava naturalmente na vulnerabilidade, o que preocupava muito os governantes.

Durante o século II, Roma estava, como de costume, em expansão militar pelo continente europeu, conquistando novos territórios. Foi o imperador Adriano que percebeu a inviabilidade de manter a expansão do império em todas as direções. Para controlar as ameaças possíveis nas fronteiras já existentes, Adriano optou por interromper a expansão e manter o que já era de posse de Roma sob controle.

A Muralha de Adriano foi um reflexo dessa política do imperador de manter o controle do território romano já existente como forma de proteger o império de possíveis ameaças. Adriano ordenou a construção de uma muralha com uma estrutura defensiva capaz de prevenir contra as investidas militares de tribos que habitavam a região da Escócia, pois era a localidade que determinava o limite ocidental do Império Romano comandado por Adriano.

A Muralha de Adriano foi construída em pedra e madeira ao norte da Inglaterra e ficou pronta no ano 126. O resultado final representa a mais extensa estrutura construída pelo Império Romano, estendia-se por 118 Km. Seu projeto de construção determinava que cada centúria era obrigada a levantar sua parte da muralha, fazendo com que os próprios soldados das legiões romanas fossem os incumbidos diretos pela construção. A muralha foi finalizada apresentando 4,5 metros de altura e 2,5 metros de largura, sendo que ainda havia no seu topo uma estrada com um metro de largura para facilitar a comunicação e os transportes. A extensão da muralha era intercalada por torres de observação e quarteis para as tropas de guarnição.

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Muralha_de_Adriano

Arquivado em: Civilização Romana