Como funciona o removedor de esmaltes?

Graduação em Química (Centro Universitário Franciscano, UNIFRA, 2014)

Para começarmos a entender esse assunto devemos saber que existem dois produtos capazes de remover esmalte e são eles: o removedor de esmaltes e a acetona. Nos removedores de esmalte temos os ésteres como função orgânica e na acetona a função orgânica é a cetona.

Solventes apolares são mais adequados para remover esmalte. Foto: ivabalk / Pixabay.com

Quando utilizamos a acetona nas unhas ela apenas retira o esmalte e como é um solvente forte ele acaba deixando a unha bem ressecada e esbranquiçada. Já quando utilizamos o removedor de esmaltes ele além de retirar o esmalte das unhas também hidrata devido ao seu teor oleoso. Na dúvida escolha o removedor de esmalte ao invés da acetona.

O removedor é nada menos do que um solvente orgânico e a retirada do esmalte se dá por semelhança de polaridade. Existe uma lei química que diz “semelhante dissolve semelhante”, ou seja, polar dissolve polar, apolar dissolve apolar e polar não dissolve apolar e vice-versa.

Já que o esmalte é um polímero trata-se de um composto orgânico e apolar. Desta forma, não podemos dissolver um composto orgânico apolar em um solvente polar por isso não podemos utilizar nesse caso a água ou o álcool como solventes. Devemos então utilizar compostos apolares para este processo que podem ser a acetona e o removedor de esmaltes.

Arquivado em: Curiosidades, Química