Dia da Árvore

O "Dia da Árvore" no Brasil é comemorado dia 21 de setembro. A data escolhida antecede o início da primavera no hemisfério sul, que pode variar entre os dias 22 e 23 de setembro, dependendo do ano.

Em substituição ao chamado Dia da Árvore, foi criada a "Festa Anual das Árvores", instituída por meio do Decreto 55.797 de 24 de fevereiro de 1965. No Artigo 2º do Decreto é mencionado: "A Festa Anual das Árvores tem por objetivo difundir os ensinamentos sobre a conservação das florestas e estimular a prática de tais ensinamentos, bem como divulgar a importância das árvores no progresso da pátria e no bem-estar dos cidadãos.". Apesar de ter ocorrido a alteração em relação aos nomes, as instituições de ensino, a mídia e a população reconhece como Dia da Árvore.

Foto: lovelyday12 / Shutterstock.com

A data é celebrada com o intuito de incentivar a preservação das árvores e das florestas, conscientizar a sociedade sobre as consequências do desmatamento, poluição e outros vícios nocivos, além de ressaltar a importância das árvores no equilíbrio do ecossistema. As árvores proporcionam oxigênio por meio da fotossíntese, diminuição da temperatura do ambiente, permanência de várias espécies animais, diversos frutos e outros benefícios.

O "Dia Mundial da Árvore" é homenageado em 21 de março. A celebração mundial começou em 10 de abril de 1.872, em Nebraska (EUA), por meio da iniciativa do jornalista chamado Julius Sterling Morton, que incentivou a plantação de diversas árvores no Nebraska.

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) criou em 1971, o Dia Mundial da Árvore, e em 2012, ela foi instituída por Assembleia Geral. O objetivo é conscientizar a humanidade sobre a importância dos ecossistemas florestais. A data 21 de março que foi escolhida representa o primeiro dia de primavera nos países do hemisfério norte.

Arquivado em: Datas Comemorativas