Dia Mundial Sem Carro

Dia 22 de setembro é comemorado ao redor do mundo o Dia Mundial Sem Carro (World Car Free Day). A intenção desta data é fazer com que as pessoas reflitam sobre os problemas causados pelos automóveis e diminuir seu uso. Formas de transportes alternativas que não prejudicam o meio ambiente, como a bicicleta, são incentivadas neste evento.

DiaMundialSemcarroEm 1988, O Dia Mundial Sem Carro foi comemorado pela primeira vez, em cidades francesas. Aos poucos atingiu países europeus e hoje esta data é comemorada em várias partes do mundo.

Somente em 2001 o evento chegou ao Brasil e muitos municípios estão aderindo a esta iniciativa. Geralmente a data é comemorada com atividades esportivas como caminhadas, passeios ciclísticos, gincanas e distribuição de panfletos.

O número de veículos automotores circulando nas grandes metrópoles cresce a cada dia e contribui para congestionamentos em ruas e avenidas, poluição sonora devido às buzinas, grande quantidade de fumaça expelida contribuindo com a poluição atmosférica, entre outras. A emissão de gases de efeito estufa é um dos principais malefícios que o uso de veículos particulares causa no meio ambiente e ainda contribui para o aquecimento global. Estima-se que 40% da poluição do ar é causada por veículos movidos a combustível fóssil. Além disto, consequências como desenvolvimento de doenças respiratórias, irritabilidade, sedentarismo e acidentes, podem acontecer.

Para diminuir o uso de veículos algumas mudanças de hábitos são necessárias como planejar melhor os deslocamentos, fazer caminhadas ou andar de bicicleta em caminhos curtos, optar por veículos movidos a álcool (menos poluente do que a gasolina), optar por meios de transporte coletivo, entre outros.

Cabem as autoridades de cada município estimular o uso de outros meios de transporte com criação e expansão de ciclovias, disponibilizarem mais transportes coletivos de qualidade e que tenham segurança, criação de bicicletários, aluguel de bicicletas públicas, etc.

Algumas cidades, como Amsterdã, Copenhague, Ottawa, Freiburg, entre outras; proibiram aos seus habitantes o uso total ou parcial de carros em suas ruas, avenidas e centros históricos. Além disto, medidas como redução de vagas para estacionamentos, aumento de pedágios nos centros urbanos, aumento do preço do combustível, visam desestimular o uso de veículos nestas cidades.

A fim de preservar as gerações futuras, este movimento internacional irá atingir mais cidades e assim contribuir para os meios sustentáveis de mobilidade, resgatando um novo conceito de qualidade de vida. Em vários locais o tema é comemorado com muita criatividade e realização de campanhas chamativas.

Leia também:

Referências Bibliográficas:
http://ambiente.hsw.uol.com.br/dia-mundial-sem-carro4.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Car_free
http://www.ecodesenvolvimento.org.br/noticias/dia-mundial-sem-carro-celebra-uma-nova-forma-de