Cytauxzoonose

A cytauxzoonose consiste em uma doença infecciosa que acomete gatos e tem como agente etiológico o Cytauxzoon felis. Embora o nome sugira, esta doença não se trata de uma zoonose, apresentando risco somente para os felídeos.

Esta doença ocorre exclusivamente nos Estados Unidos, tendo como reservatório os linces, que adquirem o patógeno através da picada do carrapato do cão americano (Dermatocentor variabilis).

Estas parasitas possuem um período de incubação que gira em torno de 5 a 20 dias. Por conseguinte à infecção, ocorre uma multiplicação assexuada do patógeno, chamada de esquizogonia, nos macrófagos teciduais com formação de esquizontes e macroesquizontes. Os macrófagos parasitados migram para o lúmen das veias do organismo todo. Subsequentemente são liberados pelos macrófagos merozoítos que irão ao encontro dos eritrócitos para parasitá-los, resultando na obstrução do fluxo sanguíneo tecidual em decorrência dos infiltrados mononucleares e da anemia hemolítica.

Os sintomas são inespecíficos, com os animais infectados apresentando anorexia, letargia, dispnéia, depressão, hemoglobinúria, desidratação, icterícia, febre, anemia, sensibilidade à palpação da região abdominal e esplenomegalia.

O diagnóstico desta patologia é alcançado por meio do esfregaço sanguíneo, apesar de apenas uma pequena quantidade de animais infectados apresentarem parasitas circulantes. Além do mais, são observados eritrócitos parasitados somente no estágio mais avançado da doença.

Uma vez que a Babesia spp. e o Cytauxzoon felis apresentam as formas intraeritrocíticas similares, se faz necessária a realização de testes moleculares por meio do PCR ou análise histológica para a diferenciação de ambos os parasitas.

O tratamento pode ser feito com diminazeno. Medidas de suporte também podem ser adotadas, como, por exemplo, a transfusão sanguínea. Contudo, a taxa de sobrevivência à esta infecção é muito baixa.

A prevenção é feita utilizando produtos anticarrapaticidas.

Fontes:
http://geralmedicinaveterinaria.blogspot.com/2011/07/cytauxzoonose.html
http://www.vetdna.com.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=38:cytauxzoonose&catid=16:doencas&Itemid=88
http://de.wikipedia.org/wiki/Cytauxzoonose

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Doenças animais