Doença de Tyzzer

A doença de Tyzzer consiste em uma infecção causada pela bactéria Clostridium piliforme, que acomete ratos, gerbils, coelhos, texugos e cavalos.

As manifestações clínicas envolvem diarreia aquosa profusa, anorexia, desidratação, letargia, dificuldade de locomoção dos membros posteriores, levando à morte dentro de 1 a 3 dias desde o surgimento dos sintomas.

A infecção ocorre por meio da ingestão de alimentos que entram em contato com fezes de animais contaminados, estando, portanto, relacionada à higiene inadequada. Esta bactéria costuma fazer parte da flora intestinal de certos animais; todavia, em animais recém-desmamados ou imunossuprimidos, a bactéria pode tornar-se patogênica.

O diagnóstico comumente é feito somente após a morte do animal, por meio de exames histopatológicos, por meio do qual se identifica a bactéria em determinados tecidos. O exame de cultura não é possível de ser feito, uma vez que a bactéria em questão não cresce em meios artificiais. Para animais de laboratório é possível realizar testes sorológicos que não estão disponíveis comercialmente.

Para o tratamento podem ser utilizados alguns antibióticos, com sucesso em alguns animais.

Para prevenir o surgimento desta desordem, deve-se manter uma rotina de limpeza do ambiente onde os animais vivem, de preferência, utilizando-se desinfetantes que diminuem a presença dos esporos do Clostridium piliforme.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Doen%C3%A7a_de_Tyzzer
http://www.wildvet.com.br/site/?p=104

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.