Ambliopia

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O termo ambliopia (derivado do grego, onde “amblios” = fraco, embotado; “ops” = ação de ver, visão) e significa “visão fraca” ou “olho vago”.

A ambliopia traduz-se em uma diminuição da acuidade visual produzida por um desenvolvimento anormal em idades precoces da vida, que não pode ser direta ou exclusivamente relacionada a anomalias oculares ou das vias ópticas. Mesmo que possa existir doença oftalmológica orgânica, esta é geralmente insuficiente para explicar o nível de visão.

Vulgarmente denominada de “olho preguiçoso”, essa afecção pode variar de leve a severa, sendo normalmente unilateral, mas em raros casos, pode afetar ambos os olhos. Esta é a causa mais frequente de perda visual monocular durante a infância e em adultos jovens.

Deve ser feita a diferenciação ente ambliopia funcional e ambliopia orgânica, sendo que esta última refere-se à baixa visão causada por anomalias estruturais do olho ou cérebro, tais como atrofia óptica, cicatrizes maculares ou anóxia cerebral que são independentes da estimulação sensorial. A ambliopia funcional tende a ser reversível quando tratada precocemente na infância, enquanto que a ambliopia orgânica não melhora.

Estabelecem-se os seguintes tipos de ambliopia, que varia de acordo com a causa responsável pelo surgimento do problema:

O tratamento mais conhecido é a oclusão do olho de melhor visão, sendo que as ambliopias que não são tratadas até os 8 anos de idade são consideradas irreversíveis. O tempo de oclusão irá variar com a idade e do paciente e intensidade do problema.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ambliopia
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?19
http://www.oftalmopediatria.com.br/texto.php?cs=7
http://www.antonioramalho.com/direscrita/ficheiros/AMBLIOPIA.pdf
https://web.archive.org/web/20160618153332/http://www.portaldaretina.com.br:80/home/doencas.asp?cod=2

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!