Bulimia

Por Thais Pacievitch
Categorias: Doenças
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Bulimia é um transtorno alimentar causado por um distúrbio psicológico que acomete geralmente mulheres jovens. A valorização cultural de um estereótipo de beleza “magro” é um dos fatores que contribui para o aparecimento dos transtornos alimentares.

Bulimia. Foto: RioPatuca / Shutterstock.com

Bulimia. Foto: RioPatuca / Shutterstock.com

A pessoa com bulimia é capaz de ingerir grandes quantidades de comida em pouco tempo (crise de hiperfagia) para, em seguida, utilizar alguns métodos compensatórios para se livrar do que ingeriu, evitando o aumento de peso. São esses meios:

Pessoas com bulimia costumam comer e se “livrar” do que comeram escondidas, o que dificulta ao médico ou a família descobrir o problema.

Outro fator que dificulta a detecção da doença é o fato das pessoas bulímicas não apresentarem grande variação, ou perda de peso como acontece nos casos de anorexia. Por isso, muitas vezes a família só descobre a doença quando surgem complicações como:

As causas da doença podem ser várias como: fatores psicológicos (baixa auto-estima), familiares (conflito de identidade), culturais (valorização da aparência física).

A bulimia só é diagnosticada como tal quando ocorrem episódios no mínimo duas vezes por semana, por pelo menos três meses.

O tratamento deve ser feito por equipe composta por psicólogo e nutricionista. A psicoterapia individual ou em grupo é indicada. O papel da nutricionista é orientar uma alimentação saudável, estabelecendo novos hábitos. O uso de medicamentos antidepressivos é essencial no tratamento da compulsão.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!