Câncer anal

Por Aline Oliveira Silva

Graduação em Biologia (CUFSA, 2010)
Especialização/MBA em Análises Clínicas (Uninove, 2012)

Categorias: Câncer
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O câncer anal ou câncer de ânus é considerado raro, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), corresponde a cerca de 1 a 2% dos canceres colorretais. Esse tipo de câncer está localizado entre os ânus e o reto. Pode ocorrer na borda do ânus ou no canal anal, até a transição com o reto. O tipo histológico mais prevalente é o carcinoma epidermoide, também chamado de carcinoma de células escamosas, representando 85% dos casos.

Assim como todos os tipos de câncer, a origem do câncer anal é decorrente de uma divisão celular descontrolada, onde as novas células formadas são atípicas e podem se multiplicar rapidamente. O principal fator etiológico é o HPV (papiloma vírus humano), porém, trata-se de uma doença multifatorial, então não é possível definir a infeção viral como única causa. Em geral, o câncer anal apresenta um bom prognóstico.

Sintomas

Entre os principais sintomas, o sangramento é o mais frequente, o que pode ser confundido com uma hemorroida, que também causa sangramentos, mas trata-se de uma condição benigna. Outros sintomas incluem coceira, dor pélvica, aparecimento de feridas, pressão ao redor do ânus e mudanças nos hábitos intestinais. Alguns casos de câncer de ânus podem não apresentar ser assintomáticos.

Diagnóstico

O diagnóstico inicial é a partir de um exame de toque, e caso o especialista considere necessário, os exames de anuscopia, que consiste na utilização de um equipamento chamado de anuscópio, introduzido no ânus a fim de examinar o canal anal e a proctoscopia, onde o interior do reto e ânus é visualizado com o auxílio do proctoscópio, e para a realização do exame é necessário o uso de laxantes, para que a visualização seja clara, são indicados. Outros exames de imagem, como tomografia e ressonância magnética podem ser realizados. Após, a biópsia é realizada para confirmação do tipo de câncer e o quão agressiva a doença é, para a que o melhor tratamento seja indicado.

Tratamento e prevenção

A indicação do tratamento depende da avaliação médica, de acordo com a gravidade do tumor, sendo levado em consideração o tamanho e a localização no ânus. As medidas dependem também do estágio em que a doença se encontra. Quando diagnóstico ocorre logo no início e o tumor é pequeno, a radioterapia é a mais indicada, tendo respostas positivas, com taxas superiores a 80% de cura. Em casos onde o tumor é maior, a combinação de radioterapia e quimioterapia são indicados. Atualmente, a cirurgia não a primeira opção de tratamento, sendo realizada em casos específicos de câncer invasivo. Pode ser realizada de forma parcial, onde apenas o tumor e uma pequena margem de tecido normal são retirados, ou total, denominada ressecção abdominoperineal (APR), com incisões no abdome e ao redor do ânus. A amputação do ânus implica na realização de uma nova abertura para eliminação das fezes, chamado de colostomia permanente ou bolsa.

Em casos onde o câncer está muito avançado, com metástase, ou seja, espalhado para outros órgãos, a quimioterapia para o controle da doença é indicada.

O aumento dos casos de câncer de ânus está associado a infecção pelo vírus HPV, que é responsável por uma doença sexualmente transmissível muito comum. A infecção pelo HPV está associada com vários tipos de câncer, incluindo o câncer de colo de útero, câncer de pênis, orofaringe e também de ânus, com impacto no aumento das taxas de incidência.

A utilização de preservativos é a melhor opção para prevenir a infeção pelo vírus, além de prevenir outras infecções sexualmente transmissíveis, que também podem ser relacionadas com câncer anal, como a gonorreia, herpes genital, clamídia, condilomatose, entre outras. A prática de sexo anal e o tabagismo, que está associado como fator de risco para o desenvolvimento de praticamente todos os tipos de câncer, também são relacionados com o aparecimento da doença. A vacinação contra o HPV está disponível para os jovens e é a melhor medida para evitar a contaminação e assim prevenir os cânceres associados com o vírus.

Fontes:

https://www.hospitalinfantilsabara.org.br/sintomas-doencas-tratamentos/cancer-no-ânus/

https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-anal

http://www.oncoguia.org.br/conteudo/sinais-e-sintomas-do-cancer-de-ânus/2630/299/

https://www.hcancerbarretos.com.br/cancer-anal

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!