Câncer do colo do útero

Por Aline Oliveira Silva

Graduação em Biologia (CUFSA, 2010)
Especialização/MBA em Análises Clínicas (Uninove, 2012)

Categorias: Câncer
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O câncer do colo do útero é um dos tipos de câncer mais frequentes e com considerável taxa de mortalidade na população feminina. Apesar das taxas de mortalidade serem elevadas, se a doença for descoberta precocemente tem grandes chances de sucesso no tratamento e hoje em dia com todo o sistema de rastreamento disponível essas taxas veem diminuindo. O principal fator de risco para o desenvolvimento desse câncer é uma infecção persistente por alguns tipos oncogênicos do Papilomavírus Humano - HPV.

O HPV é altamente contagioso e está relacionado com uma das doenças sexualmente transmissíveis mais comuns no mundo, as verrugas genitais. Em geral, a infecção é transitória e eliminada pelo sistema imunológico sem grandes problemas. Além de ser o responsável por lesões benignas de pele e mucosas, o HPV também está envolvido no desenvolvimento de diversos tumores, incluindo o de colo de útero. O HPV desempenha um papel central no desenvolvimento da doença sendo detectado em quase 100 % dos cânceres de colo uterino. Vale ressaltar que a infecção genital por HPV é muito frequente e, em geral, não causa doença pois é combatida pelo sistema imunológico do indivíduo, porém, em alguns casos ocorre uma infecção persistente que pode gerar alterações celulares que progridem para o câncer.

Sintomas

Inicialmente esse tipo de câncer costuma ser silencioso e mulheres com lesões pré-cancerosas ou com câncer de colo do útero em estágio inicial são assintomáticas, por isso o rastreamento é tão importante. Quando os sintomas começam a aparecer a doença já pode estar em um estágio avançado.

Os sintomas mais comuns são: sangramentos irregulares, ou seja, fora do período menstrual, secreção vaginal que pode ser purulenta e fétida, dor durante o ato sexual, dores locais e também pode ocorrer perda de peso, fadiga e náuseas.

Diagnóstico

Em geral, o diagnóstico é realizado através do exame de rastreamento Papanicolau (citologia oncótica) que detecta lesões precursoras. Toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve fazer o exame. Quando não apresentam lesões visíveis, mas no Papanicolau consta um resultado anormal, as mulheres são submetidas à colposcopia com biópsia dirigida das lesões suspeitas para o exame anatomopatológico. Exames moleculares também auxiliam no diagnóstico do DNA do vírus, mas não são indicados sozinhos pois a infecção por HPV é muito frequente e encontrar o DNA do vírus não significa que a pessoa tem ou desenvolverá o câncer.

Tratamento

Não existe um tratamento especifico para a doença e cada caso deve ser avaliado e orientado por um médico especialista. Entre os tratamentos mais comuns estão a cirurgia, quimioterapia e a radioterapia.

Prevenção

Atualmente, encontra-se disponível a vacinação para o HPV. A vacina tetravalente contra o vírus é indicada para meninas de 9 a 13 anos de idade e mais recentemente foi estendida para meninas de 14 anos e meninos de 12 a 13 anos de idade e protege contra os subtipos 6, 11, que são de baixo risco, associados com as verrugas genitais e os 16 e 18, de alto risco, que são os responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero.

Lembrando que esse tipo de câncer tem forte influência com o comportamento sexual devido o vírus ser sexualmente transmissível, o uso de preservativos durante a relação sexual auxilia na diminuição do risco de contágio. A falta de acesso e procura ao sistema de rastreamento dificulta o tratamento da doença. A infecção por HPV, em geral, é persistente por vários anos até que ocorra o desenvolvimento do câncer e apenas uma pequena parcela das mulheres infectadas com o vírus irá desenvolver o câncer do colo do útero.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!