Cânceres mais comuns em mulheres

Por Aline Oliveira Silva

Graduação em Biologia (CUFSA, 2010)
Especialização/MBA em Análises Clínicas (Uninove, 2012)

Categorias: Câncer, Doenças
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O câncer pode surgir em qualquer indivíduo, e existem diversos fatores de riscos fortemente associados com o desenvolvimento da doença como o uso do tabaco, do álcool e a predisposição genética. Os cânceres mais comuns em mulheres são os de mama, câncer colorretal, câncer de colo do útero e de tireoide. Vale ressaltar que o câncer de pele não-melanoma é disparadamente o tipo de câncer mais comum em ambos os sexos.

Câncer de mama

É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres. Os principais fatores de risco são a idade, sendo a maior incidência em mulheres acima de 50 anos, pode ocorrer também em mulheres mais jovens, mas a incidência é baixa, a história familiar, ausência de filhos, primeira gravidez após os 30 anos, uso de anticoncepcionais, consumo de álcool e a obesidade. Em geral, este tipo de câncer apresenta um bom índice de cura, principalmente quando diagnosticado em sua fase inicial. Realizar o autoexame e rotineiramente procurar um médico para exames como a mamografia, são essências e fortemente frisados em campanhas de conscientização da doença. Obs.: esse câncer também pode ocorrer em homens.

Câncer colorretal

O câncer colorretal inclui tumores que acometem o intestino grosso subdivido em cólon e reto. Em geral, uma característica desses tumores é a origem em pólipos, que são lesões benignas que podem crescer lentamente na parede interna do intestino grosso, chegando a anos até que se torne um tumor maligno. A identificação através da colonoscopia e a remoção desses pólipos é uma maneira de prevenir o aparecimento dos tumores que, quando surgem e são detectados precocemente tem taxas elevadas de cura. Os principais fatores de risco incluem uma dieta rica em carnes vermelhas processadas como bacon, salsicha, salame, presunto, mortadela, etc., e gorduras, a idade acima de 50 anos, a falta de exercícios físicos, a obesidade, o tabagismo, o alcoolismo, o fato de já ter tido pólipos ou câncer colorretal ou doença inflamatória intestinal e a ocorrência de câncer colorretal em familiares próximos, de primeiro e segundo grau de parentesco.

Câncer de colo do útero

O câncer do colo do útero é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papiloma vírus Humano (HPV). Existem diversos tipos de HPV, divididos clinicamente em dois grandes grupos, os de baixo risco e os de alto risco. Os vírus de baixo risco são responsáveis pelas verrugas genitais, uma das doenças sexualmente transmissíveis mais comuns, frequentemente combatidas pelo sistema imunológico sem que haja grandes problemas e os HPVs de alto risco, principalmente os tipos 16 e 18 que são oncogênicos, possuem a capacidade de se integrar ao material genético do hospedeiro e são associados ao desenvolvimento do câncer. Atualmente existem exames preventivos, com destaque ao Papanicolau, que detecta as alterações das células, ainda nas fases inicias, facilitando o diagnóstico, tratamento e cura.

Câncer de tireoide

A glândula tireoide é responsável pela produção de hormônios que regulam o metabolismo corporal. Ela regula diferentes órgãos como coração e cérebro e também atua em diversos mecanismos como o crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes, na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, etc. É muito comum o aparecimento de nódulos benignos nessa região, que podem ser removidos cirurgicamente ou controlados com medicamentos específicos. Entretanto, em alguns casos, os nódulos podem progredir para carcinogênese de tireoide.

Leia também:

Fontes:
https://www.hcancerbarretos.com.br/cancer-de-mama
http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home
http://www.endocrino.org.br

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!