Caxumba

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição:


A caxumba, também conhecida como parotidite infecciosa ou papeira, é  uma doença viral caracterizada pela infecção de uma ou mais glândula salivares, geralmente a parótida. Tem como agente etiológico um vírus da família Paramyxoviridae, gênero Rubulavirus.

É uma doença altamente contagiosa, sendo que a transmissão se dá, basicamente, por via aerógena. O vírus também pode ser transmitido verticalmente (da mãe para o filho durante a gestação), podendo resultar em abortos espontâneo no primeiro trimestre de gravidez.

O período de incubação desse vírus é de 12 a 24 dias. Ele penetra pela cavidade oral e alcança a glândula parótida, local onde ocorre a multiplicação primária dele, viremia e migração para os testículos, ovários, pâncreas, tireóide, cérebro, próstata, fígado, baço e timo. A multiplicação também pode ocorrer no epitélio respiratório, viremia e migração para as glândulas salivares e outros órgãos.

O inchaço da parótida é um dos principais sintomas da caxumba. Ilustração: corbac40 / Shutterstock.com

O sinal clínico mais característico é o aumento não supurativo de uma ou ambas as glândulas salivares parótidas, e também das outras glândulas salivares, sendo que outros órgãos também podem ser acometidos. Esse inchaço resulta em dor local e o paciente também pode apresentar febre, cefaléia, amidalite e dores no testículo em 20% dos casos. Um terço das infecções por esse vírus são assintomáticas.

Quando o tratamento é feito de forma displicente, geralmente em adolescentes e adultos, pode haver um comprometimento do sistema nervoso central (meningoencefalite) e testículos (orquiepididimite), podendo resultar em surdez e esterilidade (apenas em indivíduos do sexo masculino durante ou após a puberdade).

O diagnóstico é clínico, complementado por exames laboratoriais, como detecção de anticorpos (sorologia), imunofluorescência, cultura viral e imunoensaio enzimático.

Não existe um tratamento específico para a caxumba, é feito apenas uma terapia suporte. A prevenção se dá através da vacinação. É feita com a MMR (tríplice viral) entre 12 a 15 meses de vida (1° dose), 4 a 6 anos (2° dose) e 11 a 12 anos (3° dose). Confere imunidade de 97% contra a infecção natural. Os anticorpos da mãe protegem os filhos durante os primeiros seis meses de vida.

Fontes:
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?645
http://pt.wikipedia.org/wiki/Parotidite_infecciosa
http://www.copacabanarunners.net/caxumba.html

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Doenças
Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: