Ciclosporíase

A ciclosporíase é uma doença intestinal que tem como agente etiológico o Cyclospora cayetanensis, um parasita unicelular transmitido por alimentos ou água contaminados com fezes.

Esta pode ser a causa da popularmente conhecida como “diarréia dos viajantes”. Nos últimos anos foram descritos surtos envolvendo framboesas contaminas.

O oocisto pode ser encontrado em alimentos em consequência do uso de água contaminada ou fezes humanas como fertilizante em plantações, ocorrndo especialmente em países em desenvolvimento. A ciclosporíase acomete especialmente os seres humanos e primatas.

Quando o oocisto deste parasita adentra o intestino delgado, penetra na mucosa do mesmo e permanece incubado por aproximadamente uma semana. Após este período de incubação, o indivíduo parasitado começa a apresentar uma diarréia aquosa intensa, perda de peso, aumento de gases, inchaço, febre, dores estomacais, náuseas, vômitos, fadiga e dores musculares. Alguns indivíduos infectados podem apresentar poucos ou nenhum sintoma.

O diagnóstico é obtido através de exames laboratoriais, por meio de análises de amostra fecais utilizando-se colorações especiais. A ocorrência de um único teste negativo não exclui a possibilidade de infecção; podem ser necessários dois ou três exames de amostras distintas para o diagnóstico de ciclosporíase. O PCR pode auxiliar na identificação do parasita em questão.

O tratamento desta enfermidade pode ser feito com o uso de antibióticos, uma vez que o uso de fármacos antiprotozoários não é suficiente. Além disso, é importante que o paciente descanse e se hidrate bem, para repor o líquido que foi perdido com a diarréia.

A prevenção da ciclosporíase é feita por meio da adoção de medidas simples, como:

  • Evitar ingerir alimentos ou água que possam estar contaminados;
  • Higienizar os alimentos adequadamente;
  • Dar preferência por alimentos cozidos quando for comer fora de casa ou quando viajar para países onde há relatos desta parasitose.

Fontes:
http://www.cdc.gov/parasites/cyclosporiasis/
http://en.wikipedia.org/wiki/Cyclosporiasis
http://www.dhs.wisconsin.gov/communicable/factsheets/Cyclosporiasis.htm
http://emedicine.medscape.com/article/996978-overview

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Doenças digestivas