Doença de Forestier

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A doença de Forestier, também denominada hiperostose esquelética idiopática difusa, consiste em uma entesopatia não inflamatória, de etiologia desconhecida, caracterizada pela calcificação de tendões, ligamentos e cápsulas articulares.

Esta desordem foi descrita em 1938 por Meyer e Forster, sendo diferenciada de espondilite na quilosante somente na década de 1950, por Jacques Forestier e Ròtes-Querol.

Esta doença é mais observada em indivíduos do sexo masculino acima de 50 anos de idade, sendo que entre 13% a 32% dos pacientes apresentam associada diabetes a esse transtorno.

A presença de entesopatia, que é o acometimento local de inserções tendinosas, ligamentosas ou de cápsulas articulares, axial e periférica, caracteriza esta doença. Anteriormente à ossificação, há a proliferação de tecido conjuntivo. A primeira ocorre no interior da cartilagem, havendo mineralização irregular entre a cartilagem calcificada e a não calcificada. Por conseguinte, há a difusão de vasos sanguíneos provenientes dos canais de Havers. Preferencialmente, a ossificação ocorre nas enteses ou na periferia destas.

Esta condição apresenta evolução lenta, com aumento gradativo no número de lesões hiperostótica. Em muitos casos o paciente pode não apresentar sintoma algum. Todavia, quando as manifestações clínicas estão presentes, podem ser observados dor e rigidez cervical, torácica, lombar e dos membros, tanto inferiores quanto superiores, agravada com baixas temperaturas e atividade com sobrecarga. Também pode haver a presença de edema, em decorrência da exostose da coluna cervical, que pode levar à congestão e/ou irritação da região paravertebral, atingindo esôfago e região subglótica, com consequente disfagia. Nos casos mais avançados, pode haver disfonia, tosse não produtiva, sensação de corpo estranho, dispneia, estridor inspiratório, roncos noturnos, insuficiência respiratória, podendo evoluir para a morte, em decorrência da compressão traqueal.

Sintomatologia neurológica também pode estar presente, uma vez que pode haver a compressão de nervos periféricos, que é mais comumente observada em indivíduos com espondilose lombar. Já foram relatados casos de quadriparesia e mielopatia.

O diagnóstico é feito com base em três alterações radiologias:

Não há cura para esta doença. O tratamento é sintomático, englobando fisioterapia e prática de atividade física.

Fontes:
http://www.cerir.org.br/revistas/dezembro2002/hiperostose.htm
http://fr.wikipedia.org/wiki/Maladie_de_Forestier
http://www.vertebre.com/index.php?option=com_content&view=article&id=205:la-maladie-de-forestier&catid=69:publications-en-imagerie&Itemid=116

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!