Glossite Atrófica

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A glossite atrófica, conhecida popularmente como “língua careca”, trata-se de uma inflamação aguda ou crônica que acomete a língua. Costuma caracterizar-se pela mudança da coloração da língua, descamação, ardor, espessamento ou atrofia das papilas gustativas.

As diversas causas de glossite atrófica incluem fatores locais ou sistêmicos como:

Clinicamente, a língua apresenta-se seca, com fissuras, tornando-se sensível à entrada de qualquer alimento na cavidade oral. Desta fora, os pacientes diminuem a ingestão de líquidos e alimentos. Além disso, todos os alimentos ficam, na percepção do paciente, com o mesmo gosto.

O tratamento visa resolver ou remover o fator que levou à glossite atrófica. Existem medicamentos, tanto alopáticos quando homeopáticos que auxiliam no alívio dos sintomas causados por esta desordem. Além disso, mudança de hábitos de vida, como cortar o consumo de bebidas alcoólicas e o uso do tabaco, também ajudam a controlar o transtorno.

Fontes:
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0365-05962012000100010&script=sci_abstract&tlng=pt
http://it.wikipedia.org/wiki/Glossite

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!