Vitamina B12

Graduada em Ciências Biológicas (Unifesp, 2013)

A vitamina B12 (ou cobalamina) é um micronutriente essencial, vitamina hidrossolúvel componente do grupo de vitaminas que formam o complexo B. É a vitamina com a estrutura tridimensional maior e mais complexa. É também a única vitamina que contém um íon metálico, o cobalto. É formada pelos vitâmeros cianocobalamina, hidrocobalamina e metilcobalamina.

Ela funciona como coenzima para duas enzimas principalmente a metionina sintase e para L-metilmalonil-CoA mutase. No primeiro caso é uma enzima necessária para a síntese de metionina a partir da homocisteínas. Por sua vez, a metionina é importante para formar o grupo de enzimas doadoras de grupo metil (o qual a vitamina B9 faz parte), importante para modulação de expressão genica e proteica. Além disso o acúmulo de homocisteínas no organismo pode acarretar doenças cardiovasculares. No segundo caso, é a enzima responsável pela conversão de L-metilmalonil-CoA em sucinil-CoA, importante substrato no ciclo do ácido cítrico. Sucinil-CoA é essencial na geração de energia através de lipídios e proteínas e também é essencial para a síntese de hemoglobina presente nas hemácias.

Apenas as bactérias são capazes de sintetizar a hidroxocobalina cuja conversão para os outros vitâmeros da vitamina B9 pode acontecer no organismo em diferentes etapas do metabolismo. Apesar de ser produzida pelas bactérias do intestino grosso, os humanos não são capazes de absorver a vitamina B12 produzida pela microbiota, pois a região onde ela é absorvida é principalmente no intestino delgado. Nesta região, a vitamina B12 vinda da alimentação (cujos ácidos estomacais e biliares já agiram hidrolisando parte dela) é internalizada pelos enterócitos ativamente.

Hipovitaminose B12

A deficiência em vitamina B12 podem trazer danos biológicos irreversíveis, principalmente relacionados ao sistema nervoso central. Uma das principais manifestações da deficiência de vitamina B12 é a anemia perniciosa. Os sintomas iniciais incluem fadiga, letargia, dores de cabeça, palidez, problemas de memória e depressão, podendo chegar em sintomas mais graves como manias e psicoses. Como esta vitamina está envolvida em reações de síntese de ácido nucleico e síntese de neurotransmissores, sua deficiência acarreta problemas principalmente neurológicos, por isso, durante o desenvolvimento embrionário e mesmo durante a infância é importante que a dieta seja rica em vitamina B12. A hipervitaminose de vitamina B12 não tem se mostrado toxica devido principalmente a limitação de sua absorção

A concentração da vitamina pode ser inferida através da concentração plasmática de homocisteínas. Como a homocisteínas é usada como substrato para produção de metionina, através da ação da vitamina B12, quanto menores os níveis de homocisteínas, mais metionina e mais vitamina B12 pode ser inferida como presente e ativa na célula e, portanto, quando há deficiência na vitamina, maiores os níveis de homocisteína no plasma.

Fontes de vitamina B12

As fontes alimentares de vitamina B12 são basicamente todas de origem animal. Os animais estocam vitamina B12 nos músculos, no fígado e pode estar contido também em ovos e leite. Por isso é importante para pessoas de dieta vegana/vegetariana que façam a suplementação da vitamina a parte, para que possam obter as quantidades necessárias para a saúde. As únicas plantas que podem ser fonte de vitamina B12 são aquelas que possuem associação com bactérias, como a alga Nori, no entanto a quantidade contida nestas plantas é significativamente muito abaixo das necessidades diárias mínimas para esta vitamina.

Referências:

< http://lpi.oregonstate.edu/mic/vitamins/vitamin-B12> acessado em 07/12/17

< https://ods.od.nih.gov/factsheets/VitaminB12-HealthProfessional/ > acessado em 07/12/17

Gille, D.; Schmid, A. (February 2015). "Vitamin B12 in meat and dairy products". Nutrition Reviews. 73 (2): 106–115 doi:10.1093/nutrit/nuu011. PMID 26024497

McDowell, Lee Russell (2008). Vitamins in Animal and Human Nutrition (2nd ed.). Hoboken: John Wiley & Sons. pp. 525, 539. ISBN 9780470376683.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Bioquímica, Nutrição