Haemobartonelose felina

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças animais
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A haemobartonelose felina, também conhecida como anemia infecciosa felina, trata-se de uma doença infecciosa que acomete os felinos e tem como agente etiológico a bactéria Haemobartonella felis.

O parasita causador desta moléstia é um agente primariamente hemotrópico, antigamente classificado como ricketsia, conhecido atualmente como microplasma. Este agente invada as hemácias (células vermelhas do sangue), resultando na destruição das mesmas e consequente anemia.

A transmissão da H. felis ocorre por meio da picada de carrapatos e pulgas contaminados. Também pode ser transmitido verticalmente, ou seja, da mãe para o filho e por meio de transfusão sanguínea.

A doença é caracterizada pela presença de duas fases: aguda e crônica. Na primeira, há esplenomegalia, enquanto que na segunda fase há anemia profunda, anorexia, perda de peso, depressão, fraqueza, febre, petéquias, podendo haver hemorragia gastrointestinal e icterícia. Também pode haver dores articulares em alguns animais. Embora apresentem anemia e/ou febre, os animais permanecem alertas e relativamente ativos.

O diagnóstico é feito por meio do histórico de infestação por pulgas ou carrapatos, juntamente com o quadro clínico apresentado pelo felino e hemograma. A confirmação é feita através da identificação do parasita em esfregaços sanguíneos, estando tipicamente sobre ou aderidos às hemácias. O sangue para o esfregaço sanguíneo deve ser retirado da ponta da orelha do animal.

O tratamento é feito utilizando-se fármacos como tetraciclina, vitaminas do complexo B, cetoprofeno e predinisona.

O prognóstico geralmente é favorável, caso o quadro anêmico seja revertido rapidamente. Contudo, alguns animais vêm a óbito devido ao volume globular extremamente baixo.

Em casos de comprometimento do sistema imunológico a doença volta a se manifestar, porém de forma mais branda, uma vez que já criou imunidade contra o agente em questão.

Fontes:
http://www.revista.inf.br/veterinaria10/revisao/edic-vi-n10-RL45.pdf
http://www.revista.inf.br/veterinaria05/anais/artigo01.pdf
http://www.revistapulodogato.com.br/pulodogato/materia-on-line-hemobartolonelose.php

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!