Hanseníase (Lepra)

Por Aline Oliveira Silva

Graduação em Biologia (CUFSA, 2010)
Especialização/MBA em Análises Clínicas (Uninove, 2012)

Categorias: Doenças bacterianas
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A hanseníase, nomenclatura formal da lepra, é uma doença infecciosa causada por uma bactéria denominada Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen. A doença causa, sobretudo, lesões de pele e danos aos nervos. Em 1870 a bactéria foi isolada pela primeira vez, pelo pesquisador Gerhard Armauer Hansen. O termo hanseníase é o mais utilizado, isso devido ao estigma da lepra. É uma das doenças mais antigas, com registro de casos há mais de 4.000 anos, na China, Egito e Índia. Na idade média, a doença era muito temida e as pessoas acometidas eram excluídas.

Atualmente, os países com maior detecção de casos são os menos desenvolvidos ou com superpopulação. A Índia é o país com maior indecência da doença e o Brasil fica em segundo lugar.

A hanseníase ocorre principalmente de duas formas: Tuberculoide, onde regiões da pele perdem a sensação e são vistos poucos bacilos. Segundo a classificação da hanseníase, a forma tuberculoide e a forma paucibacilar são praticamente a mesma coisa e a forma lepromatosa (progressiva), muito semelhante à forma multibacilar onde formam-se muitos bacilos, devido a uma progressão da forma tuberculoide. Em termos terapêuticos, somente os tipos paucibacilar (com poucos bacilos) e multibacilar (com muitos bacilos) são considerados.

Transmissão

A transmissão do M. leprae ocorre a partir do contato com as secreções contendo o patógeno na mucosa nasal. Na forma multibacilar, são disseminados grandes números de bacilos nas secreções nasais e nas lesões. Entretanto, apesar de ser temida, a hanseníase não é altamente contagiosa, geralmente os casos de contaminação ocorrem entre pessoas em contato muito íntimo e prolongado. O período de incubação varia de seis meses a cinco anos, por isso, o tempo do momento da infecção até aparecimento dos sintomas é medido em anos.

Sintomas

Os principais sintomas da doença incluem manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas na pele, principalmente nas mãos, pés, pernas, nádegas, costas e face; alteração da sensibilidade térmica no local das manchas; dor; febre; edemas e dores nas juntas; sangramentos; comprometimento dos nervos periféricos, onde podem surgir dormências em algumas regiões do corpo e alterações de sensibilidade e força muscular, além de dores; úlceras nas pernas e pés e ulcerações quem podem levar a perda dos dedos ou de outras partes do corpo; nódulos no corpo e inchaço nas mãos, orelhas e cotovelos, ressecamento do nariz; ressecamento nos olhos e área de pele seca e com falta de suor, com queda de pelos e alteração da musculatura esquelética, principalmente a das mãos, o que resulta nas chamadas mãos de garra.

Alguns casos não apresentam lesões de pele, apenas comprometimento de nervos periféricos.

Diagnóstico

Envolve a avaliação clínica dermatoneurologica do paciente, por meio de testes de sensibilidade, palpação de nervos e avaliação da força motora. Em casos onde se torna necessário, é feita a baciloscopia, do raspado intradérmico, que pode ser positiva ou negativa, dependendo da classificação operacional (multibacilar/paucibacilar). A coleta é realizada nas orelhas, cotovelos e da lesão de pele, e ainda pode ser realizada biópsia da lesão ou de uma área suspeita.

Tratamento

O tratamento com antibióticos, como a dapsona, que pertence ao grupo das sulfonas, a rifampina e clofazimina, são os principais meios no tratamento específico da hanseníase. O tratamento é oferecido pelo SUS e é denominado de poliquimioterapia, porque utiliza a combinação das drogas. Os medicamentos são destinados ao tratamento de todas as formas de hanseníase, curam a doença, interrompem a transmissão e previnem as incapacidades físicas.

A rifampicina é um excelente antibiótico e extremamente eficiente, que elimina até 90% dos bacilos. Uma vacina também é utilizada de forma complementar ao tratamento.

Prevenção

A melhor forma de prevenção é o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, com a busca ativa de casos, principalmente entre as pessoas que convivem com o doente, pois a detecção precoce previne as incapacidades, assim como o exame clínico e a indicação de vacina BCG, destinada para o tratamento da tuberculose, que é capaz de proteger até certa extensão da hanseníase, melhorando a resposta imunológica dos pacientes.

Fontes:

https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/hanseniase/9/

https://www.hospitalinfantilsabara.org.br/sintomas-doencas-tratamentos/hanseniase/

http://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=3237

TORTORA, G.J., FUNKE, B.R., CASE, C.L. Microbiologia. -8. ed.-Porto Alegre: Artmed, 2005.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!