Microtia

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças congênitas
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O termo microtia refere-se a uma deformidade congênita, que acomete o pavilhão auricular, tornando-o subdesenvolvido.

Esta condição pode ser uni ou bilateral. A forma unilateral é mais comum, ocorrendo em 90% dos casos, sendo que o lado direito é o mais afetado. Estima-se que afete 1 em cada 8.000 a 10.000 indivíduos nascidos vivos.

Normalmente esta deformidade ocorre de forma isolada; todavia, pode aparecer em associação com outras deformidades faciais. A microtia pode resultar do uso de isotretinoína durante a gestação.

Existem diferentes graus de microtia. São eles:

O tratamento visa melhorar a audição do paciente, bem como a estética do ouvido externo. Na infância, o fator que primeiro deve ser abordado é a audição. É importante que assegurar que a audição presente na infância seja suficiente para que a criança desenvolva uma fala normal. Após o nascimento, recomenda-se a realização de um teste de audição, denominado audiograma. Além disso, existem outros dois testes que podem ser realizados: estudo da resposta auditiva evocada do tronco cerebral e testes comportamentais.

No caso de completa ausência de audição, recomenda-se o uso de aparelhos auditivos durante os primeiros meses de vida. A avaliação e reconstrução cirúrgica do canal auditivo e pavilhão auricular é recomendado somente em crianças mais velhas.

A reconstrução cirúrgica do pavilhão auricular é feita utilizando-se cartilagem torácica. Recomenda-se que seja feita a partir dos 10 anos de idade.

Fontes:
http://www.microtia.com/what-is-microtia.htmlhttp://en.wikipedia.org/wiki/Microtia

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!