Poliarterite Nodosa

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A poliarterite nodosa (PAN), também conhecida como periarterite nodosa, doença de Kussmaul ou doença de Kussmaul-Meier, é uma vasculite que acomete artérias de médio e pequeno calibre. Estas, por sua vez, são lesadas e incham, em consequência de um ataque de células auto-imunes, resultando na formação de nódulos nesses vasos sanguíneos.

Esta é uma doença rara, com uma prevalência na população geral de 6 indivíduos acometidos para cada 100.000 pessoas. Afeta preferencialmente os homens (2,5:1), que encontram-se ao redor dos 45 anos de idade.

Sua etiologia ainda não foi elucidada. No entanto, foram descritas na literatura associações com o vírus da hepatite B em 15-30% dos casos e em aproximadamente 5% ao vírus da hepatite C. Outras associações que também já foram descritas são com o vírus HIV, leucemia das células pilosas (tricoleucemia) e reações a certos fármacos (como a minociclina, a dapsona e o uso exacerbado de anfetaminas).

As manifestações clínicas da PAN variam, sendo que pode ser observada sintomatologia geral, como febre, astenia, emagrecimento, e também, sintomatologia que acompanhada o envolvimento multiorgânico, como problemas articulares, neurológicos, cutâneo, digestivo, renal, cardíaco e hipertensão arterial. Pode ser observado na pele erupções, inchaço, úlceras, nódulos e livedo reticular.

O diagnóstico dessa afecção fica na dependência da observação da vasculite por meio de exames histológicos. A sensibilidade da biópsia de órgãos clinicamente acometidos gira em torno de 65%. Já a angiografia da região abdominal (tronco celíaco e artérias renais) pode mostrar estenoses irregulares e microaneurismas que são característicos da PAN.

O tratamento visa impedir a multiplicação das células responsáveis pelo processo inflamatório. Deve ser baseado na extensão e grau de comprometimento do organismo. Quando se tratar de formas limitadas e não progressivas, habitualmente o uso apenas de corticóides já é suficiente. Nos casos no qual há comprometimento das vísceras ou evidencia de progressão da enfermidade, deve ser feita a associação de agentes citotóxicos. Já os pacientes que apresentam associação entre PAN e o vírus da hepatite B, a resposta à terapêutica de corticóide em conjunto com antiviral parece apresentar melhores resultados, do que quando utilizado somente o corticóide.

Fontes:
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?450
http://pt.wikipedia.org/wiki/Poliarterite_nodosa
https://web.archive.org/web/20170629081028/http://www.medicinageriatrica.com.br/2008/06/11/poliarterite-nodosa/
http://www.nedai.org/items/ch5_V8N3J2001.pdf
https://web.archive.org/web/20150520010925/http://www.saudedicas.com.br/doencas/poliarterite-nodosa-pan-183255

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!