Retinopatia da Prematuridade

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A retinopatia de prematuridade ocorre devido o crescimento desorganizado dos vasos sanguíneos responsáveis por suprirem a retina do bebê e está indiretamente relacionado à idade gestacional e peso ao nascimento do prematuro. Ou seja, quanto mais prematuro e menor for o peso do bebê, maiores são as chances de surgirem alterações na retina relacionadas à prematuridade. Alguns fatores, como a hipóxia, a transfusão sanguínea e as infecções podem elevar a probabilidade do desenvolvimento da moléstia.

A retinopatia que se encontra em sua fase inicial regride espontaneamente. O primeiro exame deve ser feito dentro de 4 a 6 semanas após o nascimento do bebê, sendo que o acompanhamento deve se estender até a formação completa dos vasos ou a regressão total da doença.

Caso o bebê apresente a doença em estágio mais avançado, se faz necessária a realização de um tratamento com laser ou crioterapia, que freie a progressão da afecção. Nos casos mais severos, recomenda-se a realização de cirurgia; todavia, a chance de ocorrer redução da visão e cegueira é maior.

O acompanhamento anual é de extrema importância para os bebês que apresentaram regressão completa e os prematuros, pois existe a possibilidade da ocorrência de outros problemas como estrabismo e diferença de graus entre os olhos.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Retinopatia
http://guiadobebe.uol.com.br/retinopatia-da-prematuridade/
http://departamentos.cardiol.br/dha/revista/8-3/retinopatia.pdf
http://www.oftalmopediatria.com.br/texto.php?cs=14

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!