Sífilis congênita

Por Claudia de Carvalho Falci Bezerra

Mestre em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas (FIOCRUZ, 2011)
Graduada em Biologia (UGF-RJ, 1993)

Categorias: Doenças bacterianas
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A sífilis é uma doença sexualmente transmissível (DST), de natureza infectocontagiosa, podendo ser adquirida em qualquer fase da vida. O agente etiológico é uma bactéria chamada Treponema pallidum. Na sífilis congênita, a bactéria é transmitida ao feto pela via placentária em gestantes que não tiveram a doença diagnosticada ou naquelas em que o tratamento adequando não ocorreu. A transmissão se dá em qualquer fase da doença e em qualquer período da gestação. A incubação dura de 10 a 90 dias, com uma média de 21 dias. Desde 1986 é uma doença de notificação compulsória. A sorologia para sífilis faz parte da bateria de exames do Pré-Natal.

Vários fatores influenciam o quadro clínico da sífilis congênita: tempo de exposição fetal e virulência da bactéria, carga materna, o tratamento (ou não) da infecção na gestante e o fato da gestante ser portadora do HIV ou de outra causa de imunodeficiência. Dependendo desses fatores, pode ocorrer aborto espontâneo, o feto pode falecer dentro do útero materno (natimorto) e óbito perinatal.

A sífilis congênita se divide em duas fases distintas: sífilis congênita precoce e sífilis congênita tardia. Na sífilis congênita precoce, os sinais e sintomas podem surgir logo após o nascimento e até os primeiros dois anos de vida. Nesta fase, os principais sintomas são: prematuridade, hepatoesplenomegalia (aumento do baço e do fígado), baixo peso, rinite e obstrução nasal. Na sífilis congênita tardia, os sinais e sintomas aparecem a partir do segundo ano de vida e são caracterizados principalmente por: dentes deformados (dentes de Hutchinson), mandíbula curta, cegueira, surdez, dificuldade no aprendizado, hidrocefalia e retardo mental.

O período de infecção da doença é muito variável, e quando há o início do tratamento, a infecção é interrompida e a remissão da doença se dá em poucos dias. Mas as lesões cutâneas quando presentes, não regridem com o tratamento.

O diagnóstico é confirmado com a observação da bactéria em material recolhido de lesões. Quando isso não é possível, realiza-se um exame sorológico utilizando sangue, liquor ou plasma. É a chamada reação de VDRL (Veneral Disease Research Laboratory- Laboratório de Pesquisas de Doenças venéreas). É um teste muito utilizado para o acompanhamento do tratamento, pois o resultado é dado e titulações e com isso pode-se medir a diminuição dos títulos à medida que o tratamento avança. Porém, possui baixa especificidade e gera resultados falso-negativos e falso-positivos. Por este motivo, utiliza-se também o teste FTA-ABS (teste de absorção de anticorpos treponêmico fluorescente). Este teste detecta a presença de anticorpos que reagem à presença do Treponema pallidum. Possui alta sensibilidade e especificidade. Realizam-se também diagnóstico diferencial para outras infecções congênitas como citomegalovírus, toxoplasmose, herpes e rubéola.

Com relação ao tratamento, a droga de escolha é a penicilina porque ela atravessa a barreira placentária. O tratamento deve ser realizado na gestante e em seu parceiro, mesmo que este não possua sintomas aparentes. Durante o período de infecção e tratamento, é recomendado o uso de preservativos pelo casal. Caso haja interrupção do tratamento por qualquer motivo, o mesmo deve ser reiniciado.

Bibliografia:

Soares, JL. Programas de Saúde. Editora Scipione

Tortora, Gerard J. Microbiologia. 10. ed. – Porto Alegre: Artmed, 2012.

Portaria MS no 542, de 22/12/1986

Secretaria do Estado de Saúde – SES/SP. Sífilis congênita e sífilis na gestação. Rev Saúde Pública 2008;42(4):768-72

http://pt.healthline.com/health/exame-de-sangue-fta-abs#Overview1

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!