Síndrome da anorexia-caquexia

A síndrome da anorexia-caquexia (SAC) trata-se de uma síndrome metabólica complexa, de causas multifatoriais, porém, muito comum em pacientes com neoplasias malignas.

Esta síndrome é caracterizada pelo intenso consumo de tecido adiposo (gordura) e muscular (ambos na mesma intensidade), levando à consequente perda de peso, dentre outras alterações fisiológicas, metabólicas, hormonais e imunológicas. A SAC torna-se mais intensa em decorrência de alterações no paladar e olfato, resultante da evolução tumoral. Além disso, os medicamentos utilizados no tratamento oncológico também contribuem com a anorexia, pois os efeitos adversos do mesmo incluem: náuseas, vômito, diminuição e alteração do apetite, estomatites e enterites.

Dentre os sinais clínicos e sintomas da SAC estão:

  • Perda de peso;
  • Anorexia;
  • Saciedade precoce;
  • Fadiga;
  • Fraqueza;
  • Anemia;
  • Baixo nível de albumina na corrente sanguínea.

O estado nutricional dos pacientes habitualmente é avaliado através da associação de parâmetros clínicos, antropométricos e laboratoriais. A antropometria trata-sede um conjunto de técnicas de mensuração do corpo humano e suas partes, que avalia o efeito do estresse da afecção. Dentre os testes laboratoriais mais comumente utilizados estão: dosagem plasmática de transferrina, proteínas transportadora do retinol, creatinina urinária e albumina sérica.

O tratamento da SAC deve ser feito através do aumento da ingestão oral ou artificial de calorias, além de inibir a perda de massa muscular e de tecido adiposo, por meio de diferentes tratamentos medicamentosos. Primeiramente, se faz necessário solucionar a causa da redução da ingestão de alimentos, tais como náuseas, vômitos, estomatites, obstrução intestinal, dentre outras. Desta forma, torna-se possível oferecer uma melhor qualidade de vida ao paciente oncológico, uma vez que há uma melhora do apetite e ingestão oral de alimentos.

Fontes:
http://www.inca.gov.br/rbc/n_52/v01/pdf/revisao3.pdf
http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/15654
http://www.caresearch.com.au/caresearch/tabid/183/Default.aspx

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Síndromes