Ambientalismo

O ambientalismo baseia-se na conservação e recuperação do meio ambiente, podendo também ser denominado de conservacionismo e fundamenta-se em valores políticos e científicos. Atualmente, é um dos maiores setores de atuação do ativismo político em âmbito global.

Foto: Piotr Krzeslak / Shutterstock.com

Foto: Piotr Krzeslak / Shutterstock.com

A questão ambiental ganhou notoriedade ma década de 70 em razão dos movimentos políticos. Em 1971, sugiram duas das maiores organizações ambientalistas internacionais ainda atuantes no mundo: o Greenpeace e o Friends of the Earth, sendo o primeiro mais conhecido no mundo.

O Greenpeace é uma Organização Não-Governamental (ONG) que objetiva chamar a atenção e mobilizar as pessoas quanto às questões ambientais através de ações inusitadas e extravagantes, desse modo, expõe o poluidor, que via de regra, é uma empresa e que se preocupa com a imagem vendida aos consumidores. A ideologia dessa ONG consiste na desobediência civil e em atos sempre presenciais.

Atualmente, as ONG´s presentes em todo o mundo focam sua luta nos seguintes temas: alterações climáticas da Terra, extinção de espécies, biodiversidade, deterioração da camada de ozônio, chuva ácida, produtos transgênicos e produtos radioativos.

No Brasil, as principais lutas do Greenpeace e de outras ONG´s são: Amazônia – objetivo: buscar maneiras de desenvolver a região usando a floresta de forma sustentável e evitar o desmatamento; os alimentos transgênicos – consideram inaceitável poluir geneticamente o meio ambiente para beneficiar poucas multinacionais; e os poluentes orgânicos resistentes (POP´s) substâncias basicamente orgânicas que contém cloro na composição (organoclorados).

Fontes:
http://perspectivapolitica.com.br/2009/11/01/coluna-do-dia-o-ambientalismo-a-sociedade-verde-e-os-pensadores-contemporaneos/
http://www.brasilescola.com/geografia/greenpeace.htm
http://www.terra.com.br/planetanaweb/341/reconectando/agrandeteia/a_luta_ambientalista_no_brasil_04.htm

Arquivado em: Ecologia, Meio Ambiente