O ambientalismo baseia-se na conservação e recuperação do meio ambiente, podendo também ser denominado de conservacionismo e fundamenta-se em valores políticos e científicos. Atualmente, é um dos maiores setores de atuação do ativismo político em âmbito global.
A questão ambiental ganhou notoriedade ma década de 70 em razão dos movimentos políticos. Em 1971, sugiram duas das maiores organizações ambientalistas internacionais ainda atuantes no mundo: o Greenpeace e o Friends of the Earth, sendo o primeiro mais conhecido no mundo.
O Greenpeace é uma Organização Não-Governamental (ONG) que objetiva chamar a atenção e mobilizar as pessoas quanto às questões ambientais através de ações inusitadas e extravagantes, desse modo, expõe o poluidor, que via de regra, é uma empresa e que se preocupa com a imagem vendida aos consumidores. A ideologia dessa ONG consiste na desobediência civil e em atos sempre presenciais.
Foto: Piotr Krzeslak / Shutterstock.com
Atualmente, as ONG´s presentes em todo o mundo focam sua luta nos seguintes temas: alterações climáticas da Terra, extinção de espécies, biodiversidade, deterioração da camada de ozônio, chuva ácida, produtos transgênicos e produtos radioativos.
No Brasil, as principais lutas do Greenpeace e de outras ONG´s são: Amazônia – objetivo: buscar maneiras de desenvolver a região usando a floresta de forma sustentável e evitar o desmatamento; os alimentos transgênicos – consideram inaceitável poluir geneticamente o meio ambiente para beneficiar poucas multinacionais; e os poluentes orgânicos resistentes (POP´s) substâncias basicamente orgânicas que contém cloro na composição (organoclorados).
A maneira como a humanidade enxerga-se e relaciona-se com a natureza é fruto do momento histórico em que vive. Pode-se compreender, portanto, que, em diferentes tempos e espaços, são configuradas inúmeras formas de se perceber a natureza e de com ela se relacionar. Os movimentos ecológicos dos países industrializados ocidentais passaram por diversas fases desde que se iniciaram. Nesse sentido, em relação às fases por que passaram os movimentos ecológicos, é correto afirmar: