Lodo de esgoto

Por Maria Carolina Rodella Manzano

Graduação em Ciências Biológicas (UNIFESP, 2016)

Categorias: Ecologia
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O lodo de esgoto, também conhecido como biossólido, é o resíduo proveniente das atividades de Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), gerado muitas vezes em larga escala. Com o crescimento da população e consequentemente aumento de resíduos descartados por fábricas e indústrias, e até mesmo ocupações irregulares próximas a córregos e rios, o descarte correto e reaproveitamento do lodo de esgoto vem sendo discutido. Durante o processo de tratamento de esgoto sanitário é possível reduzir os microrganismos patogênicos e eliminar os metais pesados, tornando o biossólido, na maioria das vezes, um resíduo reaproveitável principalmente na agricultura.

Atualmente, no Brasil, o lodo de esgoto é descartado principalmente em aterros sanitários ou despejados a céu aberto, contribuindo para a proliferação de animais e insetos causadores de doenças, além de frequentemente contaminar reservatórios de água tanto superficiais como subterrâneos. Assim, a reciclagem desse tipo de resíduo deve ser priorizada não só por evitar a contaminação ambiental, mas também por apresentar valor econômico, uma vez que o lodo pode ser utilizado na compostagem e também como fertilizante, minimizando custos e agregando valor ao produto final.

Utilização do biossólido

Nas Estações de Tratamento de Esgoto, o lodo proveniente do tratamento da água é rico em matéria orgânica além de macro e micronutrientes. Apesar disso, muitas vezes esse resíduo é descartado em aterros sanitários, não sendo reaproveitado. Existem diversas utilidades para o lodo de esgoto após passar por um rigoroso tratamento onde são retirados metais pesados de sua composição, além de patógenos e poluentes. A forma mais comum de se reutilizar o resíduo é na agriculta, e também em reflorestamento e plantio de mudas florestais. Apesar do uso mais comum estar relacionado à fertilização e adubação do solo, o biossólido também pode ser utilizado na produção de tijolos e também como fonte de energia sustentável.

Quando o tratamento do resíduo é satisfatório e são eliminados metais pesados e patógenos, ele pode ser utilizado na agricultura, e até mesmo como matéria prima para a compostagem em pequena e grande escala. Diferentes plantações como cana-de-açúcar, café, sorgo, milho e arroz respondem bem à fertilização e adubação através do lodo de esgoto. Além disso, as pastagens também podem receber contribuição da matéria orgânica e nutrientes provenientes do biossólido. Alguns estudos ainda apontam a utilização do material visando a recuperação de áreas degradadas, principalmente florestais.

Na agricultura a utilização do biossólido como adubo orgânico vem sendo cada vez mais reconhecida, uma vez que ele fornece não só importantes nutrientes, como também altera propriedades físicas, químicas e biológicas do solo beneficiando a produção. Algumas vantagens estão relacionadas com alterações físicas como o aumento da densidade, porosidade e capacidade de retenção de água pelo solo. O biossólido também aumenta a diversidade e abundância de organismos no solo, fornecendo matéria orgânica e nutrientes. Além disso, também é usado como matéria prima para a compostagem, se tornando um importante fertilizante nitrogenado, elevando o PH do solo e consequentemente diminuindo a acidez. Alguns estudos ainda apontam a utilização do lodo na recuperação de áreas florestais degradas, principalmente aquelas afetadas por mineração, barragens e até mesmo rodovias.

Referências Bibliográficas

[1] Martins, B. H. S.; Martinez, D. G.; Puig, P.; Bandar, H.; Schmitz, W. C. Uso de Biossólido na Agricultura. Revista Brasileira de Energias Renováveis, v.4, p. 64-72, 2015.

[2] Guimarães, M. Saiba como funciona o tratamento de biossólidos. Disponível em: https://suprimatec.com/saiba-como-funciona-o-tratamento-de-biossolidos/.

[3] Bettiol, W. Resultados do evento sobre biossólidos. II Seminário sobre gerenciamento de biossólidos do Mercosul. Disponível em: http://www.cnpma.embrapa.br/projetos/lodo/result.html.

[4] Biossólidos, definição e destinação final do lodo de esgoto, uso agrícola no cultivo de mudas de pinhão manso e cana de açúcar. Disponível em: https://www.ebah.com.br/content/ABAAAevJEAK/biossolidos-definicao-destinacao-final-lodo-esgoto-uso-agricola-no-cultivo-mudas-pinhao-manso-cana-acucar#.

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!