Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Mestre em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais (UFAC, 2015)
Graduada em Ciências Biológicas (UFAC, 2011)

Ouça este artigo:

Em setembro de 2015, as 193 nações membros da ONU se reuniram na sede da instituição em Nova Iorque e fizeram um acordo para colocar o mundo em um caminho mais sustentável. Assim, foi aprovado um novo documento intitulado: Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. A agenda 2030 é um plano de ação que propõe estratégias globais de desenvolvimento sustentável para os próximos 15 anos, a partir de 2015. Nessa agenda foram estabelecidos 17 objetivos com 169 metas a serem alcançadas até 2030.

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram estruturados visando estimular ações em cinco áreas prioritárias: pessoas, planeta, prosperidade, paz e parceria. De maneira geral, os objetivos incluem a erradicação da pobreza, proteção ao planeta, garantia de uma vida próspera, paz universal e mobilização de parcerias para alcançar os objetivos propostos. Cada país é responsável por estabelecer e guiar suas próprias políticas e planos para atingir os objetivos. Segue abaixo uma descrição sobre os 17 ODS.

  • ODS 1: Erradicação da pobreza. A meta é acabar com a pobreza em todas as suas formas e em todos os lugares.
  • ODS 2: Fome zero e agricultura sustentável. O plano é acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover uma agricultura sustentável.
  • ODS 3: Saúde e bem-estar. A prioridade é garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos de todas as idades.
  • ODS 4: Educação de qualidade. O objetivo é garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
  • ODS 5: Igualdade de gênero. A meta é alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas, eliminando todas as formas de violência contras as mulheres e meninas.
  • ODS 6: Água potável e saneamento. Nesse objetivo o ponto principal é garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos.
  • ODS 7: Energia limpa e acessível. A meta é assegurar a todos o acesso à energia confiável, sustentável, moderna e com o preço acessível, aumentando a participação de energias renováveis na matriz energética global.
  • ODS 8: Trabalho decente e crescimento econômico. Tem como foco principal promover o crescimento econômico inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.
  • ODS 9: Indústria, inovação e infraestrutura. O plano é construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.
  • ODS 10: Redução das desigualdades. Reduzir as desigualdades no interior do país e entre os países.
  • ODS 11: Cidades e comunidades sustentáveis. De maneira geral esse objetivo visa tornar as cidades e assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
  • ODS 12: Consumo e produção responsável. Assegurar padrões de consumo e de produção sustentáveis.
  • ODS 13: Ação contra a mudança global do clima. Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos.
  • ODS 14: Vida na água. Visa conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
  • ODS 15: Vida terrestre. Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, comandar de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda da biodiversidade.
  • ODS 16: Paz, justiça e instituições eficazes. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
  • ODS 17: Parcerias e meios de implementação. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

A agenda 2030 busca beneficiar todas as pessoas, alcançando principalmente as pessoas necessitadas e em situação de pobreza. Todos os países, independente de seus níveis de renda, devem estar comprometidos para alcançar os 17 ODS. Esses objetivos devem ser entendidos de maneira integrada e não individual. É importante lembrar que cada um de nós também pode contribuir, adotando um estilo de vida mais sustentável.

Referências Bibliográficas:

Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. Disponível em: http://www.br.undp.org/content/dam/brazil/docs/agenda2030/undp-br-Agenda2030-completo-pt-br-2016.pdf