Commodities

Por Morôni Azevedo de Vasconcellos

Especialista em Geografia do Brasil (Faculdades Integradas de Jacarepaguá, RJ)
Mestre em Educação (Estácio de Sá, 2016)
Graduado em Geografia (Simonsen, 2010)

Categorias: Economia
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Para entender o que são commodities é necessário entendermos quais são os setores da economia. O setor primário é o setor da agropecuária e do extrativismo, o setor secundário são as indústrias, e o setor terciário é o setor do comércio e serviços, formando os setores clássicos da economia, somando-se o setor quaternário que seria o setor ligado a informação e ao conhecimento.

As commodities são as matérias-primas oriundas basicamente do setor primário e que são negociadas nas bolsas de valores. São produtos que exigem um refino ou pequena industrialização, como por exemplo o petróleo e o açúcar.

Por se tratarem de matérias-primas, as commodities são produtos de baixo valor agregado, portanto, geralmente os países que vivem de exportar commodities e importar produtos industrializados (com maior valor agregado), saem em desvantagem na sua balança comercial em relação aos países que vivem de exportar industrializados e importam commodities. Entretanto, não é impossível que países enriqueçam e se desenvolvam com relevante participação das commodities em seus mercados, até mesmo os Estados Unidos da América possuem uma presença forte das commodities em sua economia.

Atualmente o Brasil possui um papel importante no mercado mundial de commodities, sendo um dos maiores exportadores que existe. Não à toa, faz tempos que se ouve falar sobre o destino brasileiro de ser o celeiro do mundo. A soja, o café e o gado brasileiros possuem um papel considerável no mercado mundial.

Com a fusão/aquisição de diversas bolsas de valores pelo Brasil (Bolsa de Valores do Rio de Janeiro - BVRJ; Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros – BM&F, …), a única bolsa de valores em operação no Brasil é a B3 (anteriormente chamada de Bolsa de Valores de São Paulo, Bovespa), sendo portanto aquela que concentra toda a negociação de commodities em território brasileiro, contando com as seguintes commodities em seu hall de negociações:

É importante ressaltar que, conforme a listagem anterior, algumas commodities similares são negociadas separadamente. O etanol, por exemplo, é negociado de acordo com o seu nível de pureza, sendo o etanol anidro (puro) negociado separadamente do etanol já hidratado. Algo similar ocorre com o café arábica que é negociado de acordo com o tipo do grão 4-25 (4/5) ou 6-25 (6/7).

Algumas commodities brasileiras, como a soja, são produzidas basicamente na região Centro-Oeste, porém, outras commodities como a o petróleo são extraídas principalmente no litoral brasileiro (já que o petróleo brasileiro é extraído em grande parte do fundo do oceano e não das terras continentais, como em outros países), especialmente nas regiões Sudeste e Nordeste do Brasil. Note-se que a descoberta do pré-sal, o petróleo que fica em uma camada mais profunda do subsolo oceânico, abaixo de uma camada de sal, aumentou o potencial brasileiro de produção petrolífera, o que impacta diretamente no mercado de commodities.

Referências:

http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00291959008552242

http://www.bmfbovespa.com.br/pt_br/produtos/listados-a-vista-e-derivativos/commodities/

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!