Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Ouça este artigo:

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é uma instituição brasileira de ensino superior, de direito privado e sem fins lucrativos, fundada em 20 de dezembro de 1944, com sede na cidade do Rio de Janeiro, possuindo filiais em Brasília e São Paulo.

Segundo Carlos Ivan Simonsen Leal, atual presidente da instituição, a Fundação nasceu sob a proteção do governo do Estado Novo, regime político brasileiro instaurado por Getúlio Vargas em 1937, e teve logo de início que se adaptar à uma nova realidade, visto que o Estado Novo vigorou até 1946, apenas dois anos após a criação da FGV. Este fato teria dado um grau de liberdade muito maior à instituição, permitindo que Luiz Simões Lopes, fundador e primeiro presidente da FGV que permaneceu no cargo de 1944 a 1992, buscasse, independentemente de qualquer ideologia, colaboradores de todas as áreas para integrar a Fundação.

A FGV foi a primeira instituição da América do Sul a criar os cursos de bacharelado em Administração Pública e em Administração de Empresas, tendo formado suas primeiras turmas durante a década de 1950, nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo. Atualmente, além dos cursos de Administração nas duas cidades e em Brasília, a FGV também oferece os cursos de Direito (RJ e SP), Economia (RJ e SP), Ciências Sociais (RJ), Matemática Aplicada (RJ), Relações Internacionais (SP) e Ciência de Dados (RJ).

Foi criado em 2018 o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (IDT), voltado exclusivamente para a graduação online. Os cursos online de graduação são direcionados a profissionais que atuam ou pretendam atuar em funções gerenciais em organizações públicas ou privadas, e que buscam conhecimento sobre novas ferramentas e técnicas de gestão, com rápida e efetiva aplicação no mercado de trabalho. Também são interessantes a empreendedores que pretendam gerir seu próprio negócio da melhor maneira possível. São oferecidos os cursos de Gestão Comercial, Gestão Financeira, Gestão Pública, Marketing e Processos Gerenciais.

Os cursos de pós-graduação, incluindo MBAs (Master in Business Administration, em português Mestre em Negócios e Administração), são desenvolvidos por professores e pesquisadores da FGV, sendo destinados aos profissionais que buscam se aprimorar e assumir um novo patamar em suas carreiras ou mudar de área de atuação. A FGV possui uma rede única de distribuição para os programas de educação continuada para garantir o mesmo padrão de qualidade nos cursos oferecidos em todo o país. Além dos centros próprios de ensino no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e em Belo Horizonte, a fundação conta com uma rede conveniada, formada por mais de 40 instituições, presentes em mais de 100 cidades brasileiras.

A FGV oferece também cursos de mestrado acadêmico, mestrado profissional e doutorado, nas áreas de Administração, Ciências Sociais, Direito, Economia e Matemática Aplicada.

Segundo o Global Go To Think Tank Index Report – relatório anual produzido pela Universidade da Pensilvânia, Estados Unidos –, em 2020 a FGV foi considerada a 3ª think tank mais importante do mundo. Segundo o relatório, think tanks são "organizações de análise e compromisso de pesquisa sobre políticas públicas".

Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Funda%C3%A7%C3%A3o_Getulio_Vargas

http://portal.fgv.br

http://repository.upenn.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1019&context=think_tanks/

Arquivado em: Educação