Plutônio

O plutônio é um metal de transição interna pertencente ao grupo dos actinídeos, seu número atômico é 94, e sua massa atômica é de 244 u, seu símbolo é Pu, é um elemento transurânico. Radioativo uma porção do metal é capaz de levar água a ebulição em virtude da energia durante decaimento de radiação alfa, é um metal prateado que em contato com o ar obseva-se a formação de uma película amarela de óxido de plutônio, além de óxidos forma outros compostos com o nitrogênio, carbono e silício.

Foi sintetizado por Seaborg, Edwin, Joseph Kennedy e Arthur Wahl, no ano de 1940, através do bombardeio nuclear do urânio com o deutério. Porém logo depois foi encontrado, em resíduos da purificação de urânio e em quantidades mínimas nos seus minérios. Seu nome foi dado em alusão ao planeta Plutão, assim como outros metais.

Plutônio

Possui 6 formas alotrópicas que são bastante variadas em suas estruturas cristalinas. O isótopo mais estável do elemento é o 238Pu, na forma a qual foi sintetizado, e possui uma meia vida de aproximadamente 80 milhões de anos.

É usado em reatores e na bomba nuclear, em sondas espaciais e como componente de marca passos cardíacos. Seus estados de oxidação são Pu+2, Pu+3, Pu+4, formando compostos tais como cloretos, hidretos e óxidos. É um elemento extremamente tóxico e reativo, capaz de contaminar o meio ambiente, e prejudicar a saúde causando a morte. A maior parte do plutônio existente é obtido como subproduto do trabalho de reatores nucleares em seguida sendo comercializado. É usado como combustível nuclear em seu isótopo 239Pu, segundo a reação nuclear de decaimento do 238U:

U-238 + n  → U-239  →  β-decay → Np-239 → β-decay → Pu-239.

Bibliografia:
http://images-of-elements.com/plutonium.php
http://www.daviddarling.info/encyclopedia/P/plutonium.html
http://www.chemicool.com/elements/plutonium.html
http://images-of-elements.com/plutonium.php

Russel, J. B. Química geral. São Paulo: Makron Books, 2004.
Mahan, B. M. Química: um curso universitário. 4a ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2003.

Arquivado em: Elementos Químicos