Xenônio

Xenônio (do grego “estranho-estrangeiro”) é um elemento de símbolo químico Xe, pertencente à família dos gases nobres (8A) ou inertes (não reagem espontaneamente com outros elementos) com número atômico 54 e massa atômica 131,3, que em temperatura ambiente encontra-se no estado gasoso, também conhecido como xenon.

Seus descobridores foram Willian Ramsay e Travers no ano de 1898 na Inglaterra obtendo-o com a evaporação dos resíduos do ar liquido, alguns anos após em 1962 Neil Bartlett que estudava PtF6, observou a reação deste com o xenônio formando outros vários compostos, sendo constatado posteriormente por outros cientistas que estes outros compostos tratavam-se de fluoretos de xenônios todos estáveis (XeF2-XeF4-XeF6).

Encontram se traços de xenônio na atmosfera terrestre ou em alguns gases de fontes de águas minerais, atualmente estuda-se a presença deste gás em meteoritos o que pode indicar o decaimento do iodo (elemento que em meia vida cerca de 17 milhões de anos pode originar o xenônio) o que ajudaria a elucidar algumas perguntas sobre o sistema solar. Obtém este gás através dos resíduos da destilação do ar liquido.

É considerado um gás inodoro, mais pesado do que o ar, inerte, e sendo incolor. Quando isolado em uma ampola produz um arco-íris quando estimulado por corrente elétrica. É extremamente raro encontrado como traços tanto no interior terrestre quanto na sua atmosfera.

O gás xenônio não é considerado tóxico e pode ser conservado em recipiente de vidro convencional e selado há temperatura ambiente. Mas alguns de seus derivados devem ter um cuidado especial devidos a serem extremamente corrosivos.

É usado para produzir clarões intensos e de curta duração como as luzes estroboscópicas (geralmente usadas em festas) e flashes de maquinas fotográficas, alem de ser usado em faróis de carros popularmente conhecidas como xenon, que produzem uma iluminação de maior abrangência tão fortes que se assemelham a luz do dia.

Fontes:
http://www.bikeriders.com.br/2011/05/13/farol-xenon-ou-halogeno/
http://www.tabela.oxigenio.com/gases_nobres/elemento_quimico_xenonio.htm
http://www.quiprocura.net/elementos/xenonio.htm
http://www.mspc.eng.br/quim1/quim1_054.asp

Arquivado em: Elementos Químicos