Companhia das Letras

Editora brasileira fundada em 1986 na cidade de São Paulo, a Companhia das Letras surgiu através da experiência editorial de Luiz Schwarcz, editor e escritor brasileiro; e de sua esposa Lilia Moritz Schwarcz. Em seu primeiro ano de atuação no mercado, a editora lançou 48 livros, chegando a mais de 250 publicações em 2009. Com mais de 1300 autores lançados, a editora divide-se entre: Penguin Companhia, editora Claro Enigma, Quadrinhos da Cia., Companhia de Bolso, Cia. das Letras  e Companhia das Letrinhas.

companhia das letrasDesde o começo da Companhia das Letras, as publicações nas áreas de Ciências Humanas e Literatura foram as principais preocupações da editora. A divisão das obras se dá entre os seguintes assuntos: relatos de viagens, memórias, biografias, divulgação científica, gastronomia, fotografia, psicanálise, filosofia, antropologia, ciência política, ensaios de história, crítica literária, policiais, poesia, ficção estrangeira e ficção nacional.

Com objetivo de atender a demanda do público infantil, o selo Companhia das Letrinhas foi criado no ano de 1992. Fazendo livros especialmente para crianças, a editora prezou pelo desenvolvimento de sua capacidade de cognição, necessidade de organização do conhecimento e de se expressar. Dois anos depois foi criado o selo Cia. das Letras, que apresenta duas vertentes principais: livros de não ficção e de ficção para o público adolescente e pré-adolescente e obras que possam interessar pessoas de todas as idades. Entre elas, um grande destaque foi “O Mundo de Sofia”, que vendeu mais de 900 mil exemplares, além da coleção “Desventuras em Série” e “O Menino do Pijama Listrado”.

No ano de 2005 houve a criação do selo Companhia de Bolso, voltado ao relançamento de clássicos e sucessos da editora em edição econômica. Com isso, a Companhia das Letras demonstrou interesse na popularização do livro, tornando-se mais acessível e aumentando sua presença no dia-a-dia dos brasileiros. Três anos depois, para segmentar ainda mais suas vendas  e ampliar seu alcance no mercado editorial, a Companhia das Letras lançou mais três selos: Penguin Companhia, editora Claro Enigma e Quadrinhos na Cia.

A Quadrinhos na Cia. apresenta obras dedicadas somente ao gênero. Já a editora Claro Enigma é centrada na demanda de professores e profissionais da área educacional por livros paradidáticos que ajudem na aproximação dos alunos com o conteúdo pedagógico. A Penguin Companhia é responsável pela edição nacional dos livros da Penguin Classics.

Segundo enquete realizada pelo Jornal Valor Econômico em 2010, a Companhia das Letras foi escolhida como melhor editora brasileira na opinião de professores e críticos, ficando à frente de empresas tradicionais como a editora Cosac Naify e a editora 34.

Fontes:
http://www.companhiadasletras.com.br/institucional.php
http://pt.wikipedia.org/wiki/Companhia_das_Letras
http://livrologos.com.br/2013/02/cia-das-letras-nova-parceria/
http://portaldacomunicacao.kubbix.com/graficas-livros/2/artigo204178-1.asp

Arquivado em: Empresas