Agência de Segurança Nacional (NSA)

"DEFENDENDO A NOSSA NAÇÃO. PROTEGENDO O FUTURO". Esses são os lemas da NSA - National Security Agency (Agência de Segurança Nacional). Fundada no dia quatro de novembro de 1952, o órgão é responsável pela utilização do sistema SIGINT (Signals Intelligence), que consiste na inteligência conseguida através de sinais, o que inclui criptoanálise e interceptação. Fora isso, a NSA é responsável pela proteção dos dados obtidos pelo SIGINT, tornando-se o maior órgão de dados de criptologia do mundo. Porém, as informações obtidas pelo núcleo com pesquisas e análise são dificilmente divulgadas.

NSAA Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos é uma parte importante do Departamento de Defesa dos EUA. Seu comando é chefiado por um general com três estrelas do setor de segurança. É a maior agência do segmento em escala mundial e a mais importante de seu país. A grande responsabilidade do núcleo é a interceptação e análise de ligações com o objetivo de manter a seguridade nacional e a dos países aliados. A agência localiza-se no Estado de Maryland, região nordeste norteamericana.

Em um primeiro momento, as operações da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos eram realizadas de forma tão sigilosa que o governo norteamericano negava não somente suas ações, mas a sua própria existência. Devido a isso, a sigla da NSA ganhou os apelidos de "No Such Agency" (agência nenhuma) e por "Never Say Anything" (Nunca Diga Nada).

Especialistas afirmam que a NSA tem uma operação chamada Sistema Echelon em conjunto com agências de outros países como a "Government Communications Headquarters" (Reino Unido), a "Communications Security Establishment" (Canadá), a "Government Communications Security Bureau" (Nova Zelândia) e a "Defence Signals Directorate" (Austrália). O Echelon consiste na análise de comunicações do mundo inteiro, visando encontrar mensagens que possam ser uma ameaça à segurança de qualquer nação. Porém, é impossível definir com certeza o funcionamento do sistema, que já foi acusado de promover a espionagem industrial.

O GRANDE IRMÃO ESTÁ DE OLHO E M VOCÊ

O livro "1984", de George Orwell, publicado no final da década de 1940, era uma distopia em que todos os cidadãos eram perseguidos e observados por teletelas onde quer que estivessem. Se Oscar Wilde dizia que "a vida imita a arte muito mais do que a arte imita a vida", a previsão de Orwell tornou-se uma realidade. No dia 6 de julho de 2013, foram publicados dados que comprovaram que os Estados Unidos, através da Agência de Segurança Nacional, espionaram milhares de e-mails e ligações pessoais no mundo inteiro.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Agência_de_Segurança_Nacional
http://www.nsa.gov/about/index.shtml
http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=12562
http://info.abril.com.br/noticias/seguranca/2013/09/metodos-de-espionagem-da-nsa-intrigam-especialistas.shtml

Arquivado em: Estados Unidos