Doppler Transcraniano

O Doppler Transcraniano (DTC) , é um método relativamente novo, não invasivo e indolor para o paciente que se utiliza técnicas de ultrassonografia ( Ultra Som ) para pesquisa e investigação de doenças vasculares cerebrais.

Este exame foi descrito em 1982 por Rune Aaslid e introduzido no Brasil no ano de 1992 pelo neurologista Roberto Hirsch que na época era o responsável técnico pelo setor de neurologia da USP ( Pioneira na técnica de DTC ).

Pelo fato de ser um exame não invasivo e indolor o paciente pode estar sentado ou deitado para realização e não é preciso uso de anestesia. O procedimento é de média duração variando entre 40 minutos até 1 hora e 30 minutos e com resultados precisos.

Existe uma pequena dificuldade para realização pelo fato da massa óssea craniana ser bem espessa por isso a realização e a interpretação deve ser feita por profissional altamente qualificado.

O exame avalia a velocidade do fluxo de sangue nas principais artérias cerebrais e artérias acessórias: ( Artéria cerebral Média, Artérias cerebrais Anteriores e Posteriores, Artéria cerebral interna intracraniana, Artéria craniana Basilar e Artéria cerebral Oftálmica).

Por ser totalmente portátil, a técnica de DTC é muito realizada em leitos de UTI hospitalares e até em clínicas neurológicas expecializadas.

O exame se utiliza de um software que pode ser rodado a partir de um computador portátil.

Uma das atribuições do DTC é na confirmação de morte encefálica pela fácil e precisa detecção de parada completa das ações circulatórias cerebrais.

Fontes:
http://www.scielo.br/pdf/ramb/v47n1/a31v47n1.pdf
http://www.centrodetomografia.com.br/exame.php?id=9
http://www.einstein.br/medicina-diagnostica/Neurologia/Paginas/doppler-transcraniano.aspx

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.