Exame de Doppler Pulsátil

O doppler transcraniano, também conhecido com exame de Doppler pulsátil contínuo das artérias cranianas, trata-se de um tipo de exame médico diagnóstico que utiliza a ultrassonografia para medir indiretamente o fluxo nas porções proximais das principais artérias intracranianas.

Esta forma de exame foi descrita primeiramente no ano de 1982, por Rune Aaslid, chegando ao Brasil somente uma década depois, no ano de 1992, na Universidade de São Paulo.

Trata-se de uma técnica não invasiva utilizada na investigação e pesquisa de desordens vasculares cerebrais, como no caso de acidentes vasculares isquêmicos, hemorragias intracranianas em decorrência da ruptura de aneurismas cerebrais, bem como na pesquisa de vasoespasmos intracraniano.

As seguintes arteiras são avaliadas:

  • Artérias carótidas internas (direita e esquerda), na altura do sifão carotídeo;
  • Artérias oftálmicas (direita e esquerda);
  • Artérias cerebrais médias (direita e esquerda), nas porções M1 e M2;
  • Artérias cerebrais anteriores (direita e esquerda);
  • Artérias cerebrais posteriores (direita e esquerda);
  • Artérias vertebrais (direita e esquerda), na altura do segmento V4 (intracraniano).

O exame é feito com o paciente deitado ou sentado, fazendo uma leve pressão com a probe do aparelho de ultrassonografia sobre as janelas ósseas.

Dentre as principais vantagens deste exame estão possibilidade de realizá-lo em unidades intensivas, à beira do leito e durante cirurgias ou procedimentos, além do fato de ser um método não invasivo e nem tóxico, o que permite a repetição do exame para um acompanhamento periódico do quadro do paciente.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Doppler_transcraniano
http://www.scielo.br/pdf/anp/v64n1/a20v64n1.pdf
http://www.centrodetomografia.com.br/exame.php?id=9
http://www.neurologiacampinas.com.br/secao.asp?s=15

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Exames Médicos