Questões da prova Acafe 2015/1

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular Acafe 2015/1. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 31:

Tomando-se ao acaso uma das diagonais formadas pelos vértices de um octógono regular, a probabilidade de que a diagonal passe pelo centro do octógono é de:


Questão 32:

O triângulo ABC da figura abaixo é retângulo. As medidas, em metros, de AB e BC são (x + 8) e 3x, respectivamente. Se senθ - 3cosθ = 0 então, a área do triângulo retângulo ABC, em metros quadrados, é um número compreendido entre:


Questão 33:

Sobre matrizes, determinantes e sistemas lineares, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas.

A sequência correta, de cima para baixo, é:


Questão 34:

A figura mostra a porta de uma casa com 150 centímetros de largura. A parte superior dessa porta é limitada por um arco de circunferência cuja flecha é de 45 centímetros. O raio da circunferência, em centímetros, formada por esse arco, é um número:


Questão 35:

Um grupo de 216 mulheres e 180 homens inscreveram-se como voluntários para visitar pessoas doentes em hospitais de uma cidade. Todas as pessoas inscritas serão divididas em grupos segundo o seguinte critério: todos os grupos deverão ter a mesma quantidade de pessoas, e em cada grupo só haverá pessoas do mesmo sexo.

Nessas condições, se grupos distintos deverão visitar hospitais distintos, o menor número de hospitais a serem visitados é um número:


Questão 36:

Considere a árvore de natal de vetores, montada conforme a figura a seguir.

A alternativa correta que apresenta o módulo, em cm, do vetor resultante é:


Questão 37:

O puma é um animal que alcança velocidade de até 18 m/s e pode caçar desde roedores e coelhos até animais maiores como alces e veados. Considere um desses animais que deseja saltar sobre sua presa, neste caso um pequeno coelho, conforme a figura.

O puma chega ao ponto A com velocidade horizontal de 5 m/s e se lança para chegar a presa que permanece imóvel no ponto B.

Desconsiderando a resistência do ar e adotando g = 10 m/s², a alternativa correta é:


Questão 38:

Uma família comprou uma casa nova e estava se preparando para a mudança. Os homens carregando a mobília e a mãe com a filha empacotando os objetos menores. De repente, a mãe pega um porta retrato com uma foto tirada na construção da antiga casa. A menina observa que era possível ver na foto dois pedreiros trabalhando, um deles usando o carrinho de mão para carregar massa e o outro usando o martelo para arrancar um prego da madeira. Sua avó aparecia com a vassoura na mão varrendo a varanda e sua mãe aparecia através da janela com uma pinça na mão, aparando a sobrancelha. Com isso, lembrou-se das aulas de física e percebeu que todos os personagens da foto portavam máquinas simples.

Assinale o nome das máquinas simples associadas aos quatro objetos vistos na foto, respectivamente com os citados.


Questão 39:

Utilizado nos laboratórios didáticos de física, os eletroscópios são aparelhos geralmente usados para detectar se um corpo possui carga elétrica ou não.

Considerando o eletroscópio da figura anterior, carregado positivamente, assinale a alternativa correta que completa a lacuna da frase a seguir.

Tocando-se o dedo na esfera, verifica-se que as lâminas se fecham porque o eletroscópio _______.


Questão 40:

Em um brinquedo infantil, um garoto está suspenso por duas molas 1 e 2 verticais paralelas onde atuam as forças de módulos 100N e 200N, respectivamente como mostra a figura (a). O mesmo garoto é suspenso agora com as mesmas molas 1 e 2 agora associadas em série como na figura (b).

Em relação a segunda situação (figura b), analise as afirmações a seguir.

I - O módulo da força aplicada na mola 2 é 200N.
II - O módulo da força resultante na figura b é 300N.
III - As molas possuem a mesma constante elástica k.
IV - A mola 1 aplica uma força de módulo 300N.

Todas as afirmações corretas estão em:


Páginas: 1 2 3 [4] 5 6 7