Questões da prova Acafe 2015/1

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular Acafe 2015/1. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 61:

Acerca dos diversos conflitos e questões que envolveram a chamada Primavera Árabe, correlacione os países com as descrições dos eventos.

( 1 ) Egito
( 2 ) Síria
( 3 ) Líbia
( 4 ) Bahrein
( 5 ) Tunísia

( ) Foi o primeiro país a registrar fortes revoltas após o suicídio de um vendedor que ateou fogo ao próprio corpo. O governo acabou por cair.
( ) Nesse país, a intervenção da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) foi decisiva na queda do presidente Ghadafi.
( ) Um dos países mais populosos do mundo árabe. Aliado dos EUA nas últimas décadas e governado de forma autoritária. Seu governo caiu com os protestos.
( ) Ainda envolto em grave Guerra Civil, não há uma expectativa clara sobre os rumos do país após as revoltas.
( ) Outro aliado ocidental e grande produtor de petróleo. As revoltas queriam a deposição do monarca e foram duramente reprimidas. O governo permaneceu no poder.

A sequência correta, de cima para baixo, é:


Questão 62:

O início da Primeira Guerra (1914/1918) completou seu centenário em 2014. Conflito de grandes proporções, ela foi o resultado de disputas econômicas, imperialistas e nacionalistas numa Europa industrializada.

Sobre a Primeira Guerra e seu contexto, todas as alternativas estão corretas, exceto a:


Questão 63:

Acerca das eleições presidenciais no Brasil, após a ditadura de 1964/1985, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas.

( ) O presidente José Sarney foi o primeiro após a ditadura. Foi eleito pelo Congresso e teve seu nome ratificado em um plebiscito popular em 1986.
( ) Fernando Collor de Melo derrotou Luis Inácio Lula da Silva e procurou se identificar com um projeto de modernização e abertura do país. Sofreu um golpe de Estado pelas forças armadas e saiu do poder no final de 1992.
( ) Fernando Henrique Cardoso venceu Lula em duas eleições seguidas (1994 e 1998). Em seu primeiro mandato foi aprovada a reeleição, o que lhe possibilitou concorrer a um segundo mandato.
( ) Após três derrotas seguidas, Luís Inácio Lula da Silva elegeu-se em 2002, e novamente em 2006. Foi o primeiro presidente brasileiro do PT (Partido dos Trabalhadores).
( ) Dilma Roussef, sucessora de Lula, chegou ao quarto mandato seguido do PT. Apesar disso, sua origem partidária se liga ao Partido Comunista do Brasil e depois ao PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado). Apenas em 2008 filiou-se ao PT.

A sequência correta, de cima para baixo, é:


Questão 64:

A orientação e a localização no espaço geográfico são aspectos importantes não só para a Geografia, mas também para outras atividades humanas.

Sobre estes aspectos, todas as alternativas estão corretas, exceto a:


Questão 65:

A litosfera é a camada sólida mais superficial de nosso planeta. Ela é formada por rochas e minerais e faz parte do cenário onde se desenvolve a vida, juntamente com outras camadas ou esferas.

Sobre a litosfera, todas as alternativas estão corretas, exceto a:


Questão 66:

A água é um recurso renovável, porém limitado. O seu uso vem aumentando consideravelmente, trazendo junto enorme preocupação. Cidade como São Paulo vem sentindo neste segundo semestre a falta desse líquido precioso.

Sobre a água, todas as alternativas estão corretas, exceto a:


Questão 67:

Em setembro de 2000 foram aprovadas pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, as resoluções da Declaração do Milênio. Nesse encontro, foram estabelecidas as Metas do Desenvolvimento do Milênio.

Sobre essas metas, todas as alternativas estão corretas, exceto a:


Questão 68:

A evolução do processo histórico catarinense foi marcada por múltiplas determinações de ordem natural e humana, responsáveis pela estrutura socioeconômica que caracteriza o estado.

Sobre Santa Catarina, analise as afirmações a seguir.

I - A partir da vila de São Paulo, homens de posse deslocam-se com escravos e agregados pelo litoral, na segunda metade do século XVIII, fundando ao longo da costa núcleos como São Francisco do Sul (1658), Desterro (1673) e Laguna (1676), no atual litoral de Santa Catarina.
II - O avanço dos fluxos de povoamento pelas vastas extensões do planalto no sul do Brasil fez-se através das manchas de campos que, a partir de São Paulo, serviram de pontos de parada para descanso e alimentação do gado e dos tropeiros, responsáveis em Santa Catarina pelo surgimento de cidades como Lages.
III - Ao iniciar o Brasil independente, os vales fluviais da vertente do Atlântico começam a ser ocupados por imigrantes europeus a partir de 1829 quando estabelecem São Pedro de Alcântara e, anos depois, Blumenau e Brusque, no vale do Itajaí, além de Joinville no nordeste catarinense e de novas frentes que fundam colônias menores.
IV - A bacia do rio Itajaí-Açu sofre constantes inundações motivadas pela configuração da bacia, pela alta declividade de alguns cursos d’água que nascem na serra Geral e pela baixa declividade que existe desde Blumenau até a foz, além da alteração na vegetação e da ocupação desenfreada de encostas e de solos urbanos.
V - O caminho dos Príncipes é um roteiro turístico catarinense importante que preserva costumes e tradições dos imigrantes alemães, com destaque para Lages, cidade e polo industrial importante, onde são realizadas a Festa do Pinhão e da Maçã, sendo tal roteiro um ótimo destino para quem aprecia as águas termais existentes em vários municípios.

Todas as afirmações corretas estão em:


Questão 69:

Com relação a atualidade, todas as alternativas estão corretas, exceto a:


Questão 70:

Leia atentamente as afirmações a seguir, considerando o mapa da América do Sul.

Fonte: ALMEIDA, Lúcia M. A. de; RIGOLIN, Tércio. Fronteiras da globalização: o espaço brasileiro: natureza e trabalho – 2.ed – São Paulo: Ática, 2013. (adaptado)

I - As fronteiras terrestres limitam-se territorialmente com os países da América do Sul, exceção ao Chile e ao Equador e, dentro da política de soberania e segurança nacionais, destaca-se o conceito de Faixa de Fronteira que compreende uma extensão interna de cerca de 150 km de largura ao longo dessas fronteiras terrestres, de vital importância à Soberania Nacional.
II - O estado de Santa Catarina, em destaque no mapa, está localizado na região subtropical, cujas latitudes são menores que a do Trópico de Capricórnio, nº 2, e faz limite a leste com a Argentina, nº 3, país recém saído do MERCOSUL .
III - A tropicalidade, característica da maior parte do Brasil, abarca terras no hemisfério Sul, entre o Trópico de Capricórnio, nº 2, e o Equador, nº 1, e um percentual pequeno de terras no hemisfério norte.

IV - A letra A indica a região de clima subtropical do sul do Brasil com atuação dominante de duas massas de ar: a Tropical continental, quente e úmida, e a Polar atlântica, cuja influência no inverno provoca ondas de frio e formação de geada, podendo ocorrer neve nas áreas de maior altitude.
V - Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, este com o nº 4, são estados que já produzem energia eólica a partir de aerogeradores, como é o caso de Água Doce e Bom Jardim da Serra, no primeiro estado e Osório no segundo.

Todas as afirmações corretas estão em:


Páginas: 1 2 3 4 5 6 [7]